Como serão as casas do futuro?

Aos poucos vemos a tecnologia invadir cada vez mais as nossas casas, uma nova era está a surgir. Um futuro com menos desperdício, mais preocupado com o ambiente, mais automatizado e, mais inteligente.

Conheça algumas destas inovações que já existem e que vão chegar a sua casa mais rápido do que imagina.

 

 

Uma coisa que não deverá faltar nas casas do futuro é a grande tendência e interação com a tecnologia. A automação será uma realidade, todas as funcionalidades de uma casa poderão ser controladas através de um touchscreen, smartphone, computador ou tablet. Será possível pedir algo e obter uma resposta. Haverá ecrãs na cozinha com informações de receitas, níveis calóricos, lembretes de compromissos e, poderá até fazer as compras do supermercado diretamente do seu frigorífico.

Os espelhos da casa irão mostrar, para além da sua imagem, informações meteorológicas, o seu estado de saúde e pode ainda atualizar-se lendo aí as notícias.

Tudo será controlável através de um ecrã: a iluminação, a TV, janelas e portas, temperatura e som ambiente, equipamentos eletrónicos, consumos elétricos e sistemas de segurança. Pode até programar a que horas irá desejar um café. Toda a casa pode ser controlada em qualquer parte do mundo através de um gadget conectado à internet. Os sistemas de automação funcionam por radiofrequências e comunicam entre si, sendo cada um destes elementos um módulo individual, ligado a uma central. Para que tudo funcione de forma correta, basta que os dispositivos de controlo estejam todos ligados à mesma rede.

A automação permite também uma maior segurança. Pode controlar tudo o que acontece em casa através de câmaras internas conectadas à internet. Para cada problema, há um sistema pensado para o resolver.

Algo que está em evidência agora e que terá maior relevo no futuro é a sustentabilidade. Os materiais utilizados, a reciclagem, o reaproveitamento de água e energia e o uso de energias renováveis será intensificado. Existem já algumas empresas a investir em projetos de geração e acumulação de energia, criando assim soluções autossustentáveis. Outra solução é a utilização de pisos cinéticos, onde os seus passos são transformados em energia elétrica. Existem já imensas soluções para diminuir o impacto ambiental e diminuir os consumos energéticos da sua habitação.

Já imaginou ter uma casa que reconhecesse os seus gestos e vozes? Com a inteligência artificial é possível, a sua casa identifica e interpreta o seu pedido e executa-o, como aumentar ou diminuir a intensidade da luz, controlar horários de ligar e desligar equipamento e até gerir a sua agenda.

Em relação ao design das casas, não deverão diferir muito daquilo que vemos nos filmes. Casas com formatos arredondados, paredes claras, janelas grandes para captar o máximo de iluminação natural, vidros que armazenam o calor do sol e assim aquecem toda a casa.

 

O futuro está ao virar da esquina. Como imagina a sua casa daqui a 5 ou 10 anos?

 

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.