PropTech: o que são e quais as suas implicações no setor imobiliário?

A tecnologia aliou-se aos setores tradicionais e revolucionou o mercado. O imobiliário não foi exceção, assim surgiram as PropTech (Property Technology ou Real Estate Technology). Mas o que é exatamente uma PropTech? Quais as suas consequências para o setor? Como pode manter-se a par desta tendência? Neste artigo mostramos-lhe tudo o que precisa de saber sobre as PropTech.

 

O que é PropTech?

PropTech é um termo usado para definir startups que oferecem produtos tecnologicamente inovadores ou novos modelos de negócios para o mercado imobiliário. É uma transformação no setor, considera as mudanças tecnológicas, a mentalidade dos consumidores, as atitudes, movimentos e transações que envolvem a construção, os edifícios e as cidades do futuro.

Representa todas as empresas que estão a revolucionar o mercado imobiliário, tornando-o mais digital, em constante mudança e com novos padrões de consumo.

As PropTech têm uma vantagem competitiva sobre as imobiliárias devido à sua capacidade de trazer inovações para cada etapa do processo, repensando os sistemas existentes. Têm uma nova visão e um desejo de reinvenção, começando do zero, querem reescrever o amanhã do setor imobiliário.

Existem dois tipos de PropTech: startups que oferecem suporte para profissionais imobiliários, como ferramentas para aprimorar os seus serviços ou a sua produtividade e, startups que propõem substituir profissionais do setor imobiliário.

 

 

Algumas das inovações que as PropTech trazem para o mercado imobiliário:
  • Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode agilizar o processo de venda de imóveis com, por exemplo, processamento da linguagem e reconhecimento de imagem que podem rapidamente digitalizar documentos de compra e venda e importar os dados para um CRM. Além disso, ajuda a automatizar as comunicações entre agente e potenciais clientes – enviar a mensagem certa, ao cliente certo, no momento certo é essencial para criar um relacionamento. Através da validação dos dados, da automação da comunicação e dos fluxos de trabalho dentro de um sistema de CRM, a Inteligência Virtual liberta os agentes de trabalho, para se dedicarem ao cliente.

 

  • Blockchain

O Blockchain é provavelmente uma das tecnologias com maior no setor imobiliário, revolucionando a forma como se realizam as transações. Esta tecnologia adiciona liquidez ao mercado imobiliário e permite que as transações imobiliárias se realizem através de um sistema simples e menos regulado.

 

  • Realidade Virtual, Aumentada 

As visitas virtuais permitem que os compradores vejam os imóveis virtualmente sem terem de sair de casa. No caso da realidade aumentada, podem ter uma experiência quase real, como se estivessem a fazer uma visita presencial ao imóvel, ou a visitar a casa dos seus sonhos ainda antes dela ser construída.

 

  • Big Data

A aplicação de Big Data ao setor imobiliário permite identificar desejos, tendências, necessidades e interesses dos consumidores. As empresas utilizam esta tecnologia para tomar melhores decisões e realizar movimentos estratégicos, adaptando a sua abordagem ao consumidor.

 

  • Criptomoedas

Facilitam a transferência de ativos e permitem a realização de transações transfronteiriças. As criptomoedas afetam o mercado imobiliário, simplificando a forma como as transações se realizam e eliminando muitos intermediários. Já estão a ser realizadas vendas de imóveis através de bitcoins.

 

  • Geolocalização

A geolocalização permite atribuir várias caraterísticas a uma localização, oferecendo dados de construção, valores de venda e pontos de interesse. O setor imobiliário pode assim analisar melhor a localização e explorar os ativos mais detalhadamente.

 

Como pode manter-se a par desta nova tendência no mercado imobiliário?

Acompanhe as novidades do setor, quanto mais informado estiver, melhor será a sua capacidade de antecipar mudanças no mercado e atender às necessidades dos seus clientes onde quer que estejam. Invista em equipamentos e ferramentas de marketing para se manter atualizado em relação à tecnologia. Pense! Invista no minímo 2 horas por semana a pensar em como pode melhorar a sua forma de trabalhar ou a satisfação do cliente. Mantenha o contacto com os seus clientes, peça-lhes um feedback, a melhor forma de melhorar a satisfação do cliente é atender às suas necessidades. Mantenha a mente aberta e atenta aos padrões de consumo, não se esqueça que as gerações mais jovens são os clientes de amanhã.

O segredo é manter-se atualizado. Inovação e tecnologia não serão bem-sucedidas se não atenderem às necessidades dos clientes. A tecnologia é apenas um meio para atingir um fim.

 

Hoje é difícil imaginar que uma empresa possa usar big data para localizar terrenos para construção, aplicar tecnologia Blockchain para agilizar o processo de compra, imprimir modelos 3D de residências e edifícios e usar a realidade virtual para oferecer visitas guiadas dessas propriedades na internet, mas daqui a 10  anos, isto será uma realidade.

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

1 Response

Responder a Maria Cecília Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.