Guia para arrendar casa

Vai arrendar uma casa? Fizemos um guia com tudo aquilo que necessita de saber antes de arrendar uma casa.

Arrendar um imóvel é uma decisão muito importante. Escolher um espaço que combine connosco e se adapte às nossas necessidades não é fácil, por isso vamos mostrar-vos alguns aspetos que deverá ter em conta no momento de arrendar uma casa.

Antes de começar a procura ativa de uma casa, necessita de fazer algum planeamento e decidir algumas questões.

 

 

QUAL O TIPO DE CASA QUE PROCURA? E ONDE?

Está à procura de um T1 ou T2, ou necessita de mais quartos? Precisa de garagem ou espaço exterior? E qual o valor máximo que está disposto a pagar pela renda? Este último requisito é muito importante, defina uma valor máximo e não procure nem visite casas acima desse limite (quando mais cara, melhor será a casa e todas as outras casas com um valor abaixo irão parecer piores).

Pense em qual a melhor localização, por exemplo, uma localização mais perto do trabalho, permite-lhe poupar em transportes, no entanto as localizações mais centrais também tendem a ser mais caras. A casa tem garagem ou tem estacionamento gratuito nas proximidades? Todos estes aspetos deverão ser definidos antes de começar a procura pela sua próxima casa.

No caso de ser um apartamento, verifique em que andar o mesmo se localiza e se tem elevador (poderá não ser muito agradável ter de carregar as compras pelas escadas acima, por vários andares).

Depois de pensar em todas as caraterísticas que a casa e o edifício deverão ter, poderá começar a procura por casas que preencham esses requisitos. Há imensos websites com anúncios de imóveis para arrendar, ou pode procurar diretamente em agências, como a Home Hunting. Existem ainda alguns grupos no Facebook onde são partilhados os vários imóveis para arrendamento.

Antes de começar a selecionar os anúncios, crie um documento no Excel, onde reúna toda a informação sobre os anúncios que mais gostou. Neste deverá colocar o link do anúncio, o valor da renda, a localização e outros aspetos que poderão ser úteis na hora de comparar os imóveis. Assim poderá fazer uma triagem e selecionar aqueles que mais gostou. A partir deste momento poderás começar a ligar para esses anúncios e a agendar visitas.

 

 

NA HORA DE VISITAR OS IMÓVEIS

Ligue para os anúncios que mais lhe interessam, uma chamada é sempre um contacto mais pessoal do que o email. Faça marcações para horas em que possa visitar o imóvel com calma e paciência e escolha uma hora em que ainda haja uma boa iluminação natural.

No momento de visitar o imóvel, repare em todos os pormenores da casa, como a quantidade de tomadas existentes, o tipo de tomadas (as mais antigas podem danificas eletrodomésticos e materiais tecnológicos), verifique se existem fissuras e humidades, qual o estado das loiças da casa de nho e confirme o estado dos armários da cozinha por fora e por dentro (principalmente o que fica por baixo do lava loiça). Uma das coisas mais essenciais numa casa é também a posição da casa em relação ao sol, procure saber qual a orientação solar do imóvel e se tem bastante luz natural.

O estado de conservação do prédio também é algo em que deve reparar, assim como a limpeza, se necessita de obras e qual o valor do condomínio.

A partir daqui o processo vai-se repetindo em todas as casas. Todos os dias analise as novas ofertas do mercado, agende visitas aos melhores imóveis e nunca se esqueça de apontar a hora, local de encontro e telefone da pessoa que lhe vai mostrar a casa.

Podes precisar de ver poucas ou muitas casas para encontrar uma em que se sinta bem, mas assim que encontrar irá perceber e não a vai querer deixar escapar.

Encontrada a casa ideal, é hora de fazer a proposta e esperar que seja aceite.

 

 

CONTRATO DE ARRENDAMENTO

Por final, antes de assinar um contrato de arrendamento deverá sempre esclarecer algumas questões. Qual o período do contrato de arrendamento? Caso precise de abandonar o imóvel antes da cessação do contrato, quais as suas obrigações? Caso a casa necessite de obras, quem está encarregue de as fazer, você ou o proprietário?

No contrato de arrendamento deverão constar todos estes direitos e deveres, tanto do inquilino como do proprietário, assim como todas as informações de identificação pessoal e contactos.

Esclareça todos os encargos e despesas que poderá ter com o imóvel. Normalmente, as despesas e encargos relacionados com serviços de habitação (renda, luz, água, etc.) costumam ser da responsabilidade do inquilino. As despesas comuns como o condomínio, os serviços de limpeza, entre outros, ficam ao encargo do senhorio. No entanto, ambas as partes devem acordar entre si qual o melhor procedimento.

Caso não esteja estipulado no contrato, o senhoria é a pessoa responsável por tratar das obras da casa. O inquilino apenas poderá realizar obras dentro da habitação, caso tenha autorização do senhorio.

Num contrato de arrendamento, na maioria das vezes, é necessário o pagamento de uma caução, esta serve exclusivamente para garantir ao senhorio de que o inquilino vai cumprir com as suas obrigações. Caso o inquilino não tenha disponibilidade monetária para pagar uma caução juntamente com a renda, o proprietário pode pedir outras garantias, como um fiador.

Caso o imóvel esteja inserido num condomínio, poderá pedir o regulamento do condomínio para conhecer todas as alterações e decisões tomadas pelos restantes condóminos.

No final do contrato, terá de abandonar a casa e deixá-la tal como a encontrou, com todo o recheio (caso tenha), e reverter eventuais mudanças que tenha feito (p. ex. tapar furos nas paredes, pintar caso estejam danificadas, etc). Caso tenha acordado com o senhorio essa mudança, não será necessário repará-las.

 

Contacte-nos! podemos ajudá-lo nesta procura.

 

Boa sorte!

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!