Como tornar a sua casa mais inteligente

O conceito da Internet of Things está a tornar-se cada vez mais popular. Cada vez mais os equipamentos eletrónicos estão conectados à Internet e uns aos outros. Se acha que isto só é aplicável a casas novas, ou investindo muito dinheiro, veja melhor. Cada vez surgem mais produtos e estes são cada vez mais acessíveis.

A tecnologia inteligente é a criação de um sistema doméstico inteligente. Por exemplo, a Alexa, da Amazon, é um dos gadgets mais conhecidos. Esta consegue transmitir música em toda a casa, controlar a temperatura, as luzes, encontrar informações e ativar pequenos eletrodomésticos.

Neste artigo mostramos algumas da inovações que podemos encontrar em alguns imóveis e como poderá adaptá-los a sua casa, tornando-a mais inteligente.

 

  • Frigorífico inteligente

Dê mais independência à sua cozinha

A cozinha é uma das principais divisões de uma casa, e um dos locais onde existem mais equipamentos inteligentes disponíveis. O frigorífico é um daqueles equipamentos em que pensamos que serve apenas para conservar os alimentos mas, hoje em dia, com os frigoríficos inteligentes, temos um novo cenário. O frigorífico pode estar conectado à sua agenda, à meteorologia, encomendar novos alimentos e até sugerir receitas com os alimentos que tem no seu interior.

Caso a alimentação saudável seja uma preocupação para si, vai gostar de conhecer o Hapifork, um garfo que controla os alimentos que come, a velocidade com que come e o ajuda a monitorizar as calorias que ingere. Para além do garfo existe também o SmartPlate, um prato com sensores e câmaras que controla o que você come, dizendo se está a fazer uma correta alimentação ou não, contabilizando as calorias e promovendo uma alimentação saudável.

Imagine que vai ao supermercado, leva a sua habitual lista de produtos para comprar e, mesmo assim, esquece-se de algum produto. Este pensamento é-lhe familiar? Então fique a conhecer o Genican, um caixote do lixo que regista todos os produtos que coloca no lixo, através da leitura do código de barras e insere esses produtos na sua próxima lista de compras.

Esta é apenas um pequena amostra dos gadgets que poderá encontrar na sua cozinha.

 

 

Tenha um sono descansado e controlado

O quarto é uma das divisões onde passamos mais tempo, principalmente a dormir. Para que acorde bem-disposto e com energia para começar um novo dia, o Amazon Echo é o gadget perfeito para ter na sua cabeceira. Ele não é um simples despertador, como também verifica o tempo exterior, coloca a  sua música preferida a tocar, lê um livro e até acende as luzes, tudo isto controlado pela sua voz.

O que acha de ter um colchão que se acha de ter um colchão que se adapta ao seu sono? Ajustando-se aos seus movimentos, rastreando os seus hábitos de sono e até ajuda a parar com o ressonar, tudo para que possa ter uma noite descansada.

Se o ar dentro de quarto influência o seu sono ou a sua saúde, saiba que já existem humidificadores inteligentes e até ventiladores que libertam ar quente e frio, consoante as suas preferências. A Google também já tem um smart gadget, o Google Home, que lhe permite pesquisar qualquer coisa através da sua voz, como se realmente estivesse a fazer uma pesquisa no site.

 

 

Tenha uma sala iTech

A primeira coisa que as pessoas pensam quando ouvem falar em tecnologia na sala é numa Smart TV. Mas existem muitas mias inovações para além desta.

Os termostatos inteligentes apreendem os seus hábitos e ajustam-se à sua forma de viver, controlando as temperaturas autonomamente. Os speakers sem fios irão permitir-lhe comunicar com toda a casa e controlar o som em todas as divisões.

Um sistema de iluminação inteligente que lhe permite mudar a cor, o brilho e a intensidade da luz, adaptando-se às diversas situações dia a dia. E aquelas alturas em que está a relaxar no sofá e tem de se levantar para ver quem tocou à campainha? Agora já não precisa de se levantar, pode ver e falar com quem está lá fora e abrir-lhe a porta através de um smartphone.

 

 

A casa de banho não precisa de ser aborrecida

Por fim, a casa de banho é muitas vezes uma divisão colocada de parte, dispomos apenas dos equipamentos e utensílios necessários. Mas não tem de ser assim, pode ter produtos tecnológicos, práticos e bonitos na sua casa de banho. Um dos equipamentos mais falados são as sanitas automáticas, que abrem a tampa automaticamente, largam jactos de água e calor e ainda colocam a sua música preferida a tocar. Se isto está fora do seu alcance, poderá começar com pequenos objetos.

Imagine ir tomar um duche, onde bastaria falar para que o chuveiro ligasse a água, na temperatura ideal, com umas luzes led com efeitos calmantes e medicinais. Depois, em vez de procurar o seu champô no meio das muitas embalagens que tem no duche, bastava colocar a mão por baixo do dispensador automático para poder encontrar o seu champô. No final, saía do banho e secava-se com uma toalha previamente aquecida numa gaveta. Naqueles dias em que só queria relaxar um bocado, pode tomar um banho num chuveiro a vapor. Após o duche, iria escovar os dentes com uma escova que lhe diz como são os seus hábitos de escovação e o ensina a melhorar. No final, o iRobot limpava o piso da casa de banho.

A nós parece-nos uma experiência única, facilitava-nos algumas tarefas e passávamos a ter mais tempo para nos dedicar a outras atividades, ou simplesmente para descansar.

 

O que achas de toda esta experiência? Será esta a realidade das nossas casas em alguns anos?

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.