Como será a habitação do futuro?

As casas do futuro não serão exatamente como vemos no filme de ficção científica. Os métodos de construção e materiais serão diferentes, com foco na sustentabilidade. A internet vai invadir os dispositivos e eletrónicos da sua casa, tornando o seu manuseamento muito mais simples e, à distância, ligando-se naquele que é o conceito de Internet of Things.

A habitação do futuro será um dos temas da 3ª edição do IMOCIONATE iTEC, evento que decorrerá a 26 de setembro no Centro de Congressos do Estoril, onde um conjunto de especialistas nacionais e internacionais irão revelar as grandes tendências da mediação imobiliária nas áreas da sustentabilidade, relação com o cliente, tecnologia e imóveis de luxo.

A Home Hunting aliou-se a este grande evento do imobiliário e temos um código promocional para lhe oferecer. Até 31 de maio inscreva-se no IMOCIONATE iTEC através do link http://www.imocionate-itec.pt/#inscricao, colocando o código promocional iTEChome001 no campo “Tem um código promocional?” e pague apenas 190€ em vez de 225€ (preços com IVA incluído). Não perca a oportunidade de conhecer as novidades do mercado imobiliário e ficar um passo à frente no mercado.

Mas enquanto 26 de setembro não chega, venha conhecer, em detalhe, quais as grandes tendência do futuro da habitação e do imobiliário.

 

Casas energeticamente eficientes e sustentáveis

A sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância nas nossas vidas. O setor imobiliário é considerado um dos inimigos da sustentabilidade devido à extração de grandes quantidades de matérias-primas e à quantidade de resíduos produzidos. Os construtores e os consumidores estão cada vez mais sensibilizados e por isso procuram dar preferência a materiais e técnicas que não sejam prejudiciais ao ambiente.

 

Fonte: Pumphouse

 

O que é uma casa sustentável? Normalmente uma casa sustentável é projetada de forma a privilegiar a iluminação natural, com bons isolamentos térmicos e um sistema de ventilação natural que diminua a necessidade do uso de ar condicionado e aquecimento. Uma casa que assegura o seu consumo energético com a instalação de painéis solares ou fotovoltaicos, que faça o reaproveitamento da água das chuvas para uso interno e que esteja equipada com iluminação e equipamentos eletrónicos de classe energética baixa. Estas são apenas algumas das medidas que podem tornar uma habitação mais sustentável e amiga dos ambiente.

 

Casas inteligentes e autónomas

A revolução tecnológica está a entrar dentro das nossas casas, todos nós já vimos exemplos disso. A domótica está presente em cada vez mais casas e em breve será possível controlar todos os dispositivos, eletrodomésticos, luzes, temperatura e automação de uma casa através de um ecrã ou mesmo por comandos de voz.

 

Fonte: Spark Connect

 

Conheça algumas das tecnologias que já são possíveis de ter em sua casa:

  • Robots: Ainda não chegamos ao ponto de termos um robot capaz de substituir todas as tarefas domésticas que temos de realizar em casa, mas já existem alguns que nos dão uma pequena ajuda, como aspirar e limpar o chão. Em breve será possível ter robots a passear pela casa, a servir bebidas aos seus convidados e a arrumar a casa, que seguirão as instruções dadas por nós através de um ecrã ou mesmo a interpretar os nossos comandos de voz.

  • Equipamentos conectáveis e inteligentes: À medida que os nossos dispositivos, como telemóveis e relógios, se tornam cada vez mais inteligentes, começamos a perceber os benefícios destes gadgets. Imagine um frigorífico que lhe sugere refeições com base nos ingredientes que tem no seu interior ou que lhe permita comprar os produtos que lhe faltam em casa ou mesmo um micro-ondas que lhe aquece a refeição, tudo através de um clique no seu smartphone. Muitos dos eletrodomésticos que hoje se encontram à venda já estão conectados à internet, o que nos permite controlá-los à distância. O mais interessante destes equipamentos é que eles vão aprendendo os nossos hábitos, prevendo os nossos comportamento diários e facilitando assim a nossa vida.

  • E assim se faz luz: Ligar uma lâmpada ou um candeeiro através de um interruptor na parede ou ligar o ar condicionado através de um comando já era. Agora, desde que tenha instalado em sua casa um quadro de domótica, é possível controlar as luzes, o aquecimentos, as janelas e todos os equipamento conectados através de dispositivos móveis, ecrãs tácteis ou de sistemas automatizados.

  • E se a sua casa lhe dissesse aquilo de que necessita? Os carros avisam-nos quando estão a ficar sem combustível ou quando têm alguma peça avariada, então porque a nossa casa nao podem fazer o mesmo? Por exemplo, o ar condicionado podia enviar-nos alertas de quando necessitar de trocar os filtros, os equipamentos quando tivessem alguma peça avariada. Melhor ainda seria ter uma app conectada a todos os equipamentos onde poderia gerir todos os equipamentos, ver consumos, agendar programação ou ver alertas de manutenção, em breve tudo isto será possível.

  • Cria uma rede online fechada em sua casa: As casas do futuro irão ter acessos de rede privados para conectar todos os dispositivos e eletrónicos, de modo a permitir a comunicação entre eles. Isto irá permitir ter também uma maior segurança e controlo da sua habitação. O software de reconhecimento facial permitirá que os proprietários entrem em casa sem necessitar de chave ou código de acesso. Os sistemas de vigilância CCTV permitirão também que os proprietários controlem remotamente o status da sua casa à distância.

Não só as casas e propriedades serão diferentes como o modo como as pessoas procuram casas e interagem com imobiliárias será diferente.

 

O futuro das imobiliárias e a sua relação com o cliente

A transformação digital facilitou a interação com profissionais do setor, estabeleceu relacionamentos e capitalizou a oportunidade de investimento a nível global. A criação de websites próprios e a divulgação através de redes sociais já não são suficientes para uma imobiliária se destacar no digital. É casa vez mais notório a necessidade de revolucionar o mercado imobiliário, com novas técnicas digitais que elevam a experiência do consumidor.

 

Fonte: Reward 

 

Abaixo mostramos algumas das inovações que estão a emergir no mercado imobiliário:

  • Visitas online através de Realidade Virtual e vídeos 360º: Agora é posssível que os potenciais compradores possam conhecer imóveis em todos o mundo através de um clique. As visitas virtuais permitem que um potencial comprador possa visitar um imóvel independentemente do local onde se encontra, sem necessitar de marcação ou acompanhamento.

  • Apps móveis: Através de uma app móvel as imobiliárias podem localizar no mapa os imóveis que têm para venda e alertar os consumidores sempre que houver um novo imóvel na sua área de interesse. Os consumidores conseguirão ver em tempo real onde se localiza o imóvel, conhecer as suas caraterísticas, contactar o consultor com alguma dúvida ou agendar diretamente uma visita. Facilitando assim a sua procura por imóveis.

  • Disponibilidade 24/7:As imobiliárias e os consultores necessitam de ter uma disponibilidade e comunicação aberta com os seus clientes ou potenciais clientes. Com o uso de plataformas como o Whatsapp, o Facetime, o Skype, o Messenger, as imobiliárias e os consultores podem ajudar os seus clientes em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, aproximando assim a sua relação empresa/consultor e o público.

  • Inteligência Artificial e chatbots: Para melhorar o relacionamento e a experiência do utilizador com uma empresa, a utilização de chatbots no website é uma excelente solução. O bot consegue perceber qual o tipo de imóvel desejado pelo utilizador, tipologia, localidade, preço, etc., e sugerir imóveis que podem ser visitados através da realidade virtual. Assim é possível agilizar e automatizar os contactos, reuniões e agendamentos de visitas.

O uso destas ferramentas no setor imobiliário aumentam o relacionamento e fidelização dos clientes, agilizam os processos e potencializam a experiência dos consumidores.

 

A tecnologia e inovação estão a invadir as nossas vidas, criando dispositivos inteligentes que apreendem os nossos hábitos e facilitam as nossas atividades diárias. Esta revolução digital chegou e a mudança é inevitável.

 

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.