Dia de visita? Vamos preparar a sua casa para a venda!

Como já devem saber, a atividade imobiliária é um negócio de pessoas para pessoas. Pois bem, ao decidir que querem vender a vossa casa, é preciso tomar alguns cuidados para que o possível comprador  tenha uma boa primeira impressão e fique com vontade de a comprar.

E porque os pequenos detalhes fazem a diferença, hoje trago-vos algumas dicas de como preparar o vosso imóvel para uma visita, maximizando assim o sucesso da sua venda.

Organização e limpeza

Limpem e arrumem o interior da vossa casa, dando uma sensação de espaço e mostrando cuidado com a mesma. Isso vai tranquilizar e dar confiança ao comprador.

Evitem brinquedos no meio da sala, roupas sujas no quarto, comida ou loiça fora dos armários da cozinha, etc.

Relativamente às fotografias e outros objetos pessoais, o ideal será guardá-los, por forma a não personalizar demasiado o imóvel, evitando que o comprador possa sentir que a casa já tem dono e desanimando-o de fechar  negócio.

Idealmente, o imóvel deverá ter os espaços o mais clean possível, sem objetos amontoados ou com demasiados itens decorativos. Se necessário, poderão ainda reorganizar os móveis criando um ambiente o mais próximo possível de um andar modelo, permitindo assim que o comprador se possa imaginar naquele espaço.

Convém ainda não negligenciar as roupas de cama e banho, criando, mais uma vez, um ambiente arrumado e acolhedor.

A parte de fora da casa também não deve ser esquecida, mesmo num apartamento, verifique o estado do tapete da entrada e se a porta não está suja ou com algum defeito.

Fonte: Unsplash

 

Os cheiros

O olfacto é um dos mais poderosos e intuitivos sentidos humanos e é o que tem a ligação mais forte com as emoções. ” Os cheiros têm um poder de persuasão mais forte que o das palavras, das aparências, das emoções ou da vontade.” Patrick Süskind, O Perfume

Há casas que pelo seu cheiro tão agradável nos acolhem e outras que, pelo contrário,  nos afugentam automaticamente.

Se tiverem fumadores em casa ou animais, devem arejar a casa uma ou duas vezes antes da visita e eventualmente perfumá-la, mas com moderação. É sempre bom ter a casa arejada e cheirosa. No entanto, convém ter algum cuidado! Um perfume demasiado forte pode ser interpretado como uma forma de esconder um mau cheiro.

Casas a cheirar a mofo, a comida ou a animais afastam qualquer potencial cliente no primeiro encontro. Podem ser magníficas mas se na primeira impressão o cheiro é mau, é essa a imagem que fica na memória do potencial comprador.

Como eliminar maus cheiros?

Primeiro, os cheiros não se escondem, eliminam-se. Não vale a pena encher a casa de perfuma, só vai piorar. Há que identificar o problema e resolvê-lo. Pode ser da canalização, da falta de ventilação ou até mesmo do excesso de têxteis velhos como cortinas, almofadas ou alcatifas.

Uma limpeza geral profunda, que inclua a lavagem desses têxteis ou até mesmo de roupas guardadas é um bom princípio. Em geral, produtos como o vinagre, o limão ou o bicarbonato de sódio fervidos são excelentes para eliminar cheiros.

Como aromatizar o ambiente?

Há muitas formas de aromatizar o ambiente, desde o uso de velas, ervas aromáticas ou ambientadores. O uso de velas não só aromatiza como cria um ambiente de tranquilidade e paz. Ferver água com canela ou eucalipto dá um ar fresco e campestre à casa.

Se forem cozinhar, evitem o peixe ou alimentos que libertem cheiros intensos. Quase sempre, nestas circunstâncias, os compradores ficam retraídos e incomodados durante a visita com os cheiros de cozinhados. Se querem criar uma boa impressão e avivar memórias num potencial comprador podem preparar uma cafeteira de café e fazer um bolo. Quando a próxima pessoa entrar vai inspirar e sorrir!

O cheiro tem poder! E pode fazer triunfar ou fracassar a transação do imóvel.

 

Fonte: Unshplash
A luz

Procurem trazer o máximo de luz natural possível. Abram estores, cortinas, grades e, se necessário, acendam todas as luzes.

Aproveitem e verifiquem que todas as luzem funcionam. É desagradável para o comprador verificar que os requisitos mais elementares para um ambiente saudável não funcionam, dá um ar de descuido com o imóvel.

O som

Desliguem a televisão e rádio pois podem tirar a atenção dos visitantes e o que queremos é mantê-los concentrados numa coisa só: a vossa casa! Pode-se colocar música ambiente, mas discreta.

Os animais

No caso de terem animais de estimação, verifiquem se a gaiola, a casota ou o seu local está limpo e sem cheiro. Os cães ou gatos deverão ficar longe dos visitantes. Há pessoas que não gostam, que têm medo ou até alergia aos mesmos. Se houver possibilidade, a situação ideal é que o animal não esteja em casa no momento da visita, poderão sempre aproveitar o momento da visita para ir passear com o vosso animal de estimação dando o mote para a vossa ausência durante a visita.

 

A presença do proprietário durante as visitas poderá não ajudar à ação do consultor, aumenta consideravelmente as dificuldades para captar a atenção dos compradores, correndo ainda o risco de serem referidos aspectos que, por falta de conhecimento, colidam com os interesses do comprador, previamente identificados na qualificação. É importante que este não interfira também no processo negocial. Se durante a visita sentirem que existe algum comentário do potencial comprador que possa merecer uma resposta vossa, não o façam, salvo se o vosso consultor imobiliário vos pedir.

 

Recordem-se que lidamos todos os dias com todo o tipo de objeções por parte dos compradores e temos a experiência e formação para saber reagir da forma mais eficiente em vosso benefício. Confiem a negociação ao profissional que vos acompanha no processo de venda.

 

Se necessitarem da ajuda de um profissional, falem comigo.

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Frederico Matos

Frederico Matos

Com uma vasta experiência comercial em diferentes indústrias, o relacionamento interpessoal é uma constante na minha vida profissional. Sou apaixonado pelo meu trabalho e isso revela-se na satisfação dos meus clientes. A credibilidade e a qualidade são uma garantia em todos os meus serviços prestados, sendo elementos determinantes para o sucesso dos resultados que tenho obtido.

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