Faça compras (mais) conscientes

Cada vez mais temos um estilo de vida acelerado, com mais stress e ansiedade. Compramos e consumimos ainda mais e a nossa vida gira em torno de bens materiais.

Viver de forma mais simples e consciente não significa privarmo-nos daquilo que mais gostamos, mas, podemos orientar as nossas escolhas para produtos mais amigos do ambiente.

No momento de comprar algum item ou produto, avalie se realmente precisa do mesmo, qual o fim que lhe dará, quantas vezes o irá usar e avalie se vale mesmo a pena comprá-lo. Desta forma diminui as compras por impulso, poupa  dinheiro e gera menos resíduos.

 

Banca bio no Mercado do Lumiar. Fonte: Time Out

 

Siga as nossas dicas e saiba como pode ser mais sustentável nas suas compras:

  • Adquira produtos em mercados locais ou diretamente aos produtores, assim potência a economia local e consome produtos com mais qualidade;
  • Escolha produtos biológicos, serão mais saborosos e mais saudáveis;
  • Dê preferência a produtos com embalagens reutilizáveis em vez das descartáveis, assim poderá voltar a utilizá-las e diminui o desperdício;
  • Leve os seus próprios sacos reutilizáveis em vez de adquirir sacos de plástico, desta forma poupa dinheiro e ajuda o ambiente;
  • Escolha lojas e marcas com práticas socioambientais, que têm preocupação com o ambiente, o ser humano e os animais;
  • Faça uma lista dos produtos/alimentos de que necessita e assim evita comprar coisas desnecessárias;
  • Evite comprar comida pré-feita, estas possuem mais conservantes, têm menos sabor e vêm sempre embalados em quantidades exorbitantes de plástico/metal;
  • Faça as suas próprias compotas e molhos em vez de os comprar preparados, assim pode utilizar frutas/vegetais que estejam mais maduros e terá um produto mais saboroso e livre de químicos;
  • Prefira fazer compras em locais que vendem produtos a granel e leve os seus próprios recipientes, assim compra apenas as quantidades de que necessita e evita o desperdício das embalagens;
  • Troque os produtos embalados em plástico pelos embalados em vidro ou cartão, que podem ser reutilizados mais tarde e que não contaminam o meio ambiente;
  • Escolha produtos que respeitem o ser humano e os animais, não sejam testados nestes, nem sejam agressivos para o ambiente.

Existem ainda alguns produtos sustentáveis que podem substituir os habituais produtos que temos em casa, reduzindo assim a sua pegada ambiental. Conheça-os abaixo:

 

  • Escovas de dentes de bambu

 

  • Escovas de dentes de bambu – As escovas de dentes tradicionais que encontramos nos supermercados são feitas de plástico, não biodegradáveis e que acabam por ir parar a aterros sanitários ou aos oceanos. As escovas de bambu são assim uma excelente alternativa sustentável.
  • Faça o seu próprio sabão – Este kit para fazer sabão líquido transforma os óleos alimentares em sabão, facilmente e sem necessidade de usar químicos. Assim reutiliza um produto que de outra forma iria para o lixo ou poluiria o ambiente para criar algo útil.
  • Sacos de rede reutilizáveis para fruta e vegetais – Um saco de plástico pode demorar até 1000 anos a ser decomposto. Ao ter sacos reutilizáveis consigo, reduz a necessidade de comprar sacos de plástico quando vais às compras.
  • Copo de café reutilizável – No seu local de trabalho ainda utilizam máquinas de café com copos de plástico? Leve a sua própria chávena/copo para o trabalho e combata o desperdício dos copos de plástico.
  • Marmita sustentável – Costuma levar o seu almoço/jantar quando vai trabalhar? Esqueça as marmitas de plástico, que se deterioram facilmente com o tempo, e adquira uma marmita produzida através de materiais reutilizáveis, como o vidro, que pode ser usada inúmeras vezes e sem perder a qualidade.
  • Garrafa reutilizável – Diga não às garrafas de plástico e compre uma garrafa de vidro ou metal para andar sempre consigo, pode encher e utilizar as vezes que forem necessárias. Desta forma não terá a necessidade de comprar novas garrafas de plástico.
  • Plante os seus próprios vegetais e árvores de fruto – Plante pequenas árvores de frutos, vegetais e plantas aromáticas numa horta ou, caso não tenha espaço, crie um jardim vertical com vasos. Dará um novo ar a sua casa e, ao mesmo tempo produz alimentos biológicos, mais saborosos, saudáveis e amigos do ambiente.
  • Produza os seus próprios detergentes – Produza os seus próprios detergentes a partir de ingredientes naturais. Desta forma terá a sua casa limpa, perfumada e sem recorrer a químicos agressivos. O ambiente agradece e a sua carteira também.

 

Ao colocar algumas destas dicas em prática já estará a contribuir para um mundo mais verde. O futuro do planeta está nas nossas mãos e cabe-nos a nós ajudá-lo.

Se tiver outras dicas, partilhe connosco! Envie-nos as suas sugestões para info@homehunting.pt ou partilha nas redes sociais identificando a @HomeHunting e utilizando a hashtag #eusouverdeHH.

Siga-nos e fique a par das nossas dicas sustentáveis no nosso BlogFacebookInstagram e Linkedin.

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.