O Verão chegou! A sua casa está pronta?

Chegou o Verão e com ele as tão esperadas férias, dias e noites de convívio e animação que tanto gostamos, com ele chegaram também os dias mais quentes. Para muitos, aproveitar o calor em piscinas e praia é a melhor opção para refrescar, no entanto, para quem fica nas suas casas, as altas temperaturas podem causar muito desconforto, tornando as mesmas autênticos fornos, quentes e abafadas, levando inclusivamente a algumas noites passadas em branco devido ao calor que, frequentemente, se faz sentir.

Para resolver este problema, a maioria das pessoas recorre a aparelhos de ar condicionado e ventiladores, no entanto, o uso frequente destes equipamentos aumenta também a “temperatura” das faturas energéticas. Existem no entanto algumas soluções e truques bem mais simples e económicos, que de seguida vos sugiro, que podem de facto ajudar a baixar a temperatura das vossas casa, fazendo com que seja mais agradável estar em casa e usufruir do vosso lar.

 

Fonte: Unsplash.com

 

Troquem as lâmpadas

As lâmpadas incandescentes gastam cerca de 90% da sua energia com o calor que emitem, por isso, tornam o ambiente mais quente e consomem mais energia. Troquem-nas por modelos fluorescentes ou LED, são um pouco mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.

 

Optem por tecidos leves e claros

Se o revestimento do sofá é quente, por exemplo de veludo ou cabedal, o ideal é cobri-lo com uma capa ou manta feita de um material mais leve e agradável ao tacto, como algodão ou seda.

Troquem os lençóis, garantindo uma maior frescura. Idealmente, usem apenas roupa de cama de cor clara, 100% de algodão, pois respiram melhor e permanecem mais frescos.

Falando em cores claras, deverão usá-las também nas paredes e cortinas. Paredes brancas refletem mais do que absorvem a luz, evitando um maior aquecimento e promovendo uma melhor iluminação natural da vossa casa. Já repararam que no Algarve e Alentejo, regiões mais quentes, as casas tradicionais são fundamentalmente brancas? Isto porque o branco reflecte o calor.

As cortinas protegem contra a entrada direta dos raios UV e o ideal é que sejam leves facilitando a passagem de ar fresco. Outra dica interessante poderá passar por humedecer as cortinas, o ar quente ao entrar do exterior, refresca ao passar pelas cortinas.

 

Fonte: Unsplash

 

Durante o dia… durante a noite…

Nas horas de maior calor, mantenham as janelas, estores e cortinas fechadas para manter a casa mais fresca, sendo que o ideal será abri-las só durante a noite quando as temperaturas estão mais baixas. À noite, deixem a brisa noturna entrar, abram as portas permitindo que o ar circule por toda a casa.

 

Fontes de água

Funciona, de verdade! A água evapora, deixa o ar mais húmido e torna a respiração mais confortável. A maioria das fontes funciona com eletricidade e não há necessidade de instalação, basta comprar e ligar. Para além de refrescar o ambiente, criando um microclima mais agradável, promovem o relaxamento.

 

Um pequeno jardim

Para além dos benefícios relacionados com a purificação do ar, as plantas também ajudam a manter a vossa casa mais fresca um vez que humedecem o ambiente, fazendo com que a temperatura no interior da casa baixe. Tenham o cuidado de escolher plantas que se adaptem ao ambiente interior da vossa casa.

Podem também optar por plantar árvores e arbustos altos junto às janelas para que proporcionem uma boa sombra.

 

Ventoinhas

A vossa casa é daquelas que no verão se torna insuportável com o calor? As soluções mais simples não funcionam? Antes de optar por ligar/instalar ar condicionado, opte por soluções mais económicas, como as ventoinhas, no entanto, deverão fazer uma utilização correta para que estas se tornem mais eficazes. As ventoinhas devem ser colocadas a pelo menos dois metros do chão. Se o quarto tiver mais do que cinco metros quadrados devem usar mais do que uma ventoinha. As ventoinhas não arrefecem o ambiente, mas fazem circular o ar. À noite, quando a temperatura exterior é menor que a interior, o aparelho pode ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para o lado de fora. Assim, ele empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro.

Dica: Coloquem uma taça com água gelada, ou com cubos de gelo em frente à ventoinha. À medida que o gelo derrete e a água evapora, criará uma agradável sensação de frescura no ar em redor.
Fonte: Unsplash

Não ao vapor!

No verão é de evitar banhos demorados durante o dia e o uso de máquinas de lavar e secar para evitar a propagação de vapor que causa humidade e consequentemente calor. Manter as tampas das janelas fechadas enquanto cozinham e ligar o exaustor também é uma boa ajuda. Na cozinha ou casa de banho, façam uso dos exaustores, estes expulsam o ar quente produzido pelo chuveiro e pelo fogão. Por falar em cozinhar, ligar o forno ou o fogão também irá contribuir para deixar a vossa casa muito mais abafada. Sempre que possível, optem por cozinhar comidas ou saladas frias ou então grelhados, que não produzem tanto calor, são mais saudáveis e caem muito bem nestes dias de Verão.

Dica: Façam churrascos no exterior, além de serem típicos do verão os churrascos no exterior são grandes aliados em tornar a sua casa mais fresca! Mas como nem todos têm acesso a um pátio ou a um terraço, podemos sempre utilizar a varanda ou colocar um grelhador portátil junto à janela. Pode não ser tão eficaz como no exterior, mas sempre é melhor do que fazer calor no interior da casa.

 

Refresquem-se de dentro para fora
Vistam-se de maneira confortável e para acompanhar o churrasco, refresquem o vosso corpo com bebidas de verão, como chá gelado, uma limonada ou água fresca.

Ajustes a longo prazo

Isolamento Térmico

Investir em algumas reformas poderá ser uma das melhores e mais baratas estratégias a longo prazo. O isolamento térmico no inverno permite manter o calor dentro de casa mas o mesmo se aplica no verão para manter o calor afastado.

 

E porque não, o chão?

A oferta de pavimentos hoje em dia é infinita, no entanto há alguns mais adequados a ambientes quentes e outros a frescos. Os pisos de cerâmica e pedra são os mais apropriados. De acordo com a divisão que se trata, com o seu gosto e com o estilo da casa, pode optar pelos mármores, granitos, pela tijoleira, azulejos ou até pela pastilha. Assim, os espaços, além de frescos, vão ficar mais leves e agradáveis.

 

Fonte: Unsplash

 

E ainda…

Toldos, pérgulas, palas ou qualquer outro tipo de sombras sobre portas e janelas com maior exposição solar, para alem de diminuírem a temperatura podem contribuir para embelezar a vossa casa.

Sigam estas dicas, ponham uma excelente playlist a tocar e convidem os vossos amigos para um excelente dia de Verão em vossa casa.

Caso tenham alguma dúvida ou esteja a pensar vender a sua casa, fale comigo.

Contem comigo, eu conto convosco!

0
Frederico Matos

Frederico Matos

Com uma vasta experiência comercial em diferentes indústrias, o relacionamento interpessoal é uma constante na minha vida profissional. Sou apaixonado pelo meu trabalho e isso revela-se na satisfação dos meus clientes. A credibilidade e a qualidade são uma garantia em todos os meus serviços prestados, sendo elementos determinantes para o sucesso dos resultados que tenho obtido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Post comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!