Quer vender a sua casa? As 5 coisas que deve fazer primeiro!

Quando toma a decisão de vender a sua casa, antes de começar a pensar em receber visitas, antes sequer de receber alguém para fotografar a sua casa, é importante ter a certeza que esta está nas melhores condições possíveis! Ou seja, estará na altura de uma arrumação e limpeza geral? A resposta é SIM! Mas há mais.

Há alguns detalhes mais específicos a ter em atenção.

 

1. ADEUS ENTULHO DIVERSO

A primeira coisa a fazer é arrumar a casa de uma ponta à outra. Está na altura de colocar de lado tudo o que não seja essencial e que esteja a criar confusão — peças de decoração, revistas, móveis… Esta é uma forma eficaz de “aumentar” o espaço aparente das divisões, uma prioridade para quem procura casa.

Há coisas que estamos tão habituados a ver que nem reparamos que estão a mais. Experimente olhar todos os cantos de sua casa com um espírito crítico. Porque não estabelecer uma regra como, por exemplo, reduzir o volume de objectos em pelo menos 40%?

 

2. DESPERSONALIZAR

Em continuação do tópico anterior, é importante também neutralizar o espaço, prestando especial atenção a tudo o que seja pessoal. O objetivo é que qualquer possível comprador que visite a casa consiga imaginar-se a viver nela e não que sinta que está na casa de outra pessoa. Por isso, todos os artigos de natureza pessoal, religiosa, emocional, como crucifixos, “obras de arte” dos filhos, objectos relacionados com clubes desportivos e fotografias devem ser retirados do alcance de vista.

Utilize ’Home Staging’ se verificar com o seu agente que a valorização compensa o investimento. Pinte as paredes (mas sempre com cores neutras), organize sofás, móveis, carpetes e peças decorativas. Ao aproveitar os objectos já existentes pode tornar o imóvel esteticamente mais apelativo e ao mesmo tempo funcional, com espaços amplos e áreas bem definidas. Procure inspiração em revistas e sites de design e sinta-se um profissional. Inclua plantas e flores naturais em pontos estratégicos de forma a criar um bom ambiente.

Obviamente que a necessidade de investimento no imóvel nesta fase deve ser analisada em função do que se quer vender. Isto é, se a casa estiver para obras totais, não irá valer a pena investir pois o comprador irá querer fazer as alterações à medida das suas necessidades. Contudo, se estiver a vender uma casa usada, esta será tão mais valorizada quanto menor for a necessidade de obras.

 

3. FAZER UMA LIMPEZA GERAL E TER EM ATENÇÃO ALGUMAS ÁREAS ESPECÍFICAS 

O que é que as pessoas mais procuram além de espaço? Luz, muita luz natural! Por isso mesmo, vai fazer toda a diferença se as janelas da casa estiverem irrepreensíveis.

A cozinha e a casa de banho são duas áreas fundamentais. São uma espécie de barómetro para o nível geral de limpeza da casa e têm de estar tão limpas que as pessoas se sentem 100% à vontade com a ideia de as utilizarem. Por isso, mãos às obras: limpar todas as superfícies, incluindo electrodomésticos, bancadas, filtros, espelhos, torneiras e banheiras e organizar e reduzir o número de objectos à vista, como utensílios de cozinha e produtos de beleza. Tudo tem de brilhar e estar como novo!

Outra divisão que merece um especial cuidado é o hall de entrada que é responsável pela primeira impressão que os visitantes têm do imóvel.

 

4. FAZER PEQUENOS REMENDOS

Vale a pena despender também algum tempo para tratar de todos os pormenores que precisem de atenção ao longo da casa — pequenos arranjos que já estavam para ser feitos há algum tempo (e que foram sendo ignorados), recantos que necessitam de alguma limpeza, etc. Procure, por exemplo, por riscos na parede, lâmpadas fundidas, papel de parede com rasgões, filtros do ar condicionado sujos, tacos de madeira no chão soltos.

 

5. SABE A QUE CHEIRA A SUA CASA?

A sua resposta a esta pergunta pode ser “a nada!”, mas talvez os seus amigos tenham outra opinião. Nunca lhe aconteceu entrar na casa de alguém e identificar instantaneamente um cheiro distintivo? Talvez se consiga até lembrar de meia dúzia de odores de diferentes casas. É possível que nunca tenha reparado ou que nunca ninguém lhe tenha dito, mas há uma grande probabilidade de que a sua casa tenha também um cheiro característico – e esta vai ser das primeiras coisas que os potenciais compradores vão reparar assim que entrarem.

Felizmente, existem vários métodos que pode utilizar para desodorizar a sua casa como abrir as janelas, colocar difusores de cheiro nas divisões ou fazer uma fornada de bolinhos ou bolachas horas antes das visitas para ficar aquele cheiro delicioso. Aproveita assim para ganhar uns pontinhos ao oferecer esse miminho aos potenciais clientes, no final da visita.

Photo by Jade Wulfraat

 

Se fizer todas estas tarefas estará a dar o primeiro passo para vender a sua casa com sucesso! É, aliás, essencial que o faça, mesmo que recorra a ajuda de uma empresa de limpeza. Tendo em conta que esta vai estar no mercado durante um espaço de tempo que pode variar entre dias e meses, é importante criar também um ritual para antes de cada visita.

Se escolher agenciar connosco, só tem mesmo de se preocupar com a arrumação, a Home Hunting vende a sua casa!

 

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!