De que forma os Millennials influenciam o Imobiliário?

É certo que já deve ter ouvido falar muitas vezes da geração millennials. Mas será que sabe mesmo de que forma esta geração está a influenciar o mercado imobiliário? Será que as agências e os respectivos consultores estão preparados e sabem como comunicar e captar a atenção destes consumidores?

Os millennials nasceram e cresceram em plena revolução digital, com a tecnologia na ponta dos dedos, num mundo sempre conectado e com acesso fácil a toda a informação. Esta é considerada a geração com níveis de formação mais elevados e são jovens empreendedores e visionários, com uma enorme capacidade de potenciar a tecnologia, a inovação e impulsionar a economia.

Estamos a falar da geração que está agora a entrar na vida ativa e a comprar casa para constituir de família. Pelas suas características tão distintas de gerações anteriores, os millennials trouxeram um maior nível de exigência e a necessidade de mudança nas empresas e nos seus modelos de negócio. Em vez de se focarem no produto, as empresas têm agora a necessidade de direccionar o seu foco para a qualidade de serviço prestado e para o consumidor.

Muitas das marcas que são referência e adoradas pelas gerações X e baby bommers, não conseguem captar a mesma atenção e sentimento dos millennials, uma vez que estes jovens esperam algo diferente das empresas, serviços, e na forma como comunicam com eles.

Na Home Hunting os millennials representam já cerca de 20% das transações imobiliárias, por isso, percebemos que o setor imobiliário tem de se ajustar às novas tendências. Obviamente não faz sentido continuarmos a comunicar com este público da mesma forma mas, sendo assim, como se deve preparar uma agência para saber comunicar com estes clientes?

Antes de mais é importante perceber como é que esta nova geração se comporta e comunica, o que valoriza e como age em situações do dia a dia.

 

TUDO NO PEQUENO ECRÃ

Seja no smarphone ou no tablet, esta geração faz tudo on the go, ou seja, vai aproveitar aquele tempo de espera para uma consulta ou a caminho do trabalho para consultar imóveis, ver as suas redes sociais, ler artigos, ver séries ou jogar. Utilizar o computador? A grande maioria só o faz no local de trabalho. Mesmo ao final do dia ou depois do jantar, os pequenos ecrãs são os mais utilizados.

Como agência imobiliária é importante, não só preparar o seu site com esta informação em mente, como todas as outras formas de comunicar têm de estar adaptadas. Já pensou em criar uma aplicação? As suas campanhas são compatíveis com pequenos ecrãs? Pense de que forma pode chegar a estes jovens via mobile.

 

COMUNICAÇÃO POR ESCRITO (DIGITAL)

“Alguém me está a telefonar? Quem é que neste século ainda telefona a alguém? Espero que seja importante.” Este é o pensamento de um millennial na grande maioria dos casos. Esta geração não gosta de ser interrompida e consideram os telefonemas ultrapassados. No fundo, eles é que decidem quando querem falar e gostam de poder gerir quais os assuntos mais importantes e urgentes a tratar. Por isso, preferem mensagens ou emails cujas respostas podem ser pensadas e adiadas, consoante o grau de relevância.

Existem diversas plataformas que surgiram a propósito desta tendência e o melhor é estar presente em várias: Whatsapp, Facebook (com ou sem chatbot), chat no seu website, Instagram, Snapchat, entre outras. Evite os telefonemas e, em vez disso, aposte em e-mails ou comunicadores instantâneos.

 

INFORMAÇÃO DETALHADA, TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE

Os millennials são consumidores mais exigentes do que as gerações anteriores e detestam ser enganados (quem gosta, na verdade?). Esta geração procura, consulta e compara informação na Internet, e não perde tempo quando algo não parece de confiança, seja um anúncio ou um site menos transparente ou pouco fiável.

A honestidade e a transparência são a receita para chegar a estes jovens. No caso do imobiliário, eles querem saber desde o início os pontos positivos e negativos dos imóveis e não querem perceber na visita que as fotografias ou os detalhes não correspondem à realidade. Um anúncio de um imóvel com informação incompleta, que não lhes permite chegar a uma rápida conclusão, é descartado logo à partida pois os millennials não têm tempo a perder.

 

RECOMENDAÇÕES

Ainda relacionado com o ponto anterior, estes jovens são também uma geração bastante informada ou não fossem eles nascer numa era com acesso facilitado a todo o tipo de informação. Eles vivem permanentemente conectados e em constante procura de novos conhecimentos e partilha de opiniões.

Antes de tomar uma decisão em relação à compra de um produto ou serviço, esta geração procura saber tudo o que há para saber sobre isso mesmo e como correram as experiências de outros clientes. Eles são muito influenciados pelas recomendações de familiares, amigos, conhecidos ou pelos testemunhos deixados por outras pessoas. E por isso também estão mais predispostos a dar a sua opinião em relação ao seu serviço. Aproveite!

Crie no seu site e nas plataformas que utiliza uma secção de testemunhos e peça a antigos clientes para que falem sobre a sua experiência tanto na compra como na venda do seu imóvel.

 

RESPOSTAS E DECISÕES IMEDIATAS

Como já foi mencionado, esta geração não gosta nada de perder tempo por isso quer poder saber tudo o que precisa no momento. Apesar de estes jovens não gostarem de ser interrompidos quando estão a tratar de outros assuntos, se estiverem focados, por exemplo a procurar uma casa, querem poder ter uma resposta rápida (e personalizada!). As respostas devem ser dadas em tempo real e devem ser totalmente focadas nas motivações pessoais de cada um.

Limitar as opções é outra atitude que aumenta a probabilidade de sucesso. Os millennials são também muito indecisos e, se forem confrontados com demasiadas alternativas a probabilidade de haver uma conversão é inferior. Para fazer face a isso é necessário que conheça bem as preferências dos seus consumidores para poder apresentar opções mais direccionadas.

Para além de ser importante disponibilizar toda a informação sobre o imóvel, consideramos que, se tem no seu site ou nas suas redes sociais formas rápidas para os seus clientes comunicarem consigo, é também importante que esteja sempre disponível e nunca demore mais de 1hora a dar resposta aos pedidos que recebe. Se conseguir responda no momento pois, tal como os millennials, o consultor imobiliário tem que estar sempre conectado em qualquer canal digital. Se vir que consegue dar um atendimento personalizado através de chats automáticos invista nisso.

 

PODER DE COMPRA REDUZIDO

Estes jovens cresceram a ouvir que teriam de estudar para ter boas condições de vida e um bom emprego mas, quando atingiram a maturidade e chegou a altura de integrar o mercado de trabalho, foram confrontados com uma das maiores crises económicas à escala global. É certo que estão mais predispostos à mudança, contudo, hoje em dia, os seus empregos oferecem-lhes pouca segurança o que os impede de fazer planos a longo prazo e são muitos os que ainda apresentam um poder de compra reduzido.

Esses fatores influenciam a forma como os millennials interagem com o mercado imobiliário, tornado-se muito mais críticos antes de tomar uma decisão, aumentando as suas expectativas e criando novas tendências na procura de soluções de habitação.

 

EXPERIÊNCIA

Para fazer face ao ponto anterior, as empresas têm que investir na melhoria de toda a experiência além do produto final e focarem-se nas pessoas e nas suas necessidades específicas. Estes jovens valorizam mais a experiência do que a aquisição, ao mesmo tempo que, são mais racionais nas decisões de compra e menos reativos aos estímulos comerciais. Mesmo que façam uma procura online inicial, grande parte destes jovens ainda compra e toma a decisão final offline.

No caso do mercado imobiliário, para iniciar o processo de venda, compra ou arrendamento de um imóvel irá ser sempre necessário o acompanhamento de um consultor que consiga ajudá-los em todas as etapa do processo. Isto torna o papel do consultor imobiliário fundamental e faz com que os mesmos tenham de deixar de ser  apenas vendedores e passem a ser conselheiros e um parceiro de confiança.

Outro detalhe que os jovens dessa geração procuram é a diferenciação e o sentimento de exclusividade, ou seja, gostam de sentir que algo foi feito à sua medida e a pensar neles. Os imóveis não são exceção, mencione de que forma os mesmos podem oferecer opções  personalizadas, como a existência de um espaço para receber os amigos ou um recanto de leitura. Também através da inovação e tecnologia pense em formas de comunicar os imóveis de forma diferente (Não podemos dizer tudo!).

 

TER UM PROPÓSITO

Os millennials preocupam-se, mais do que outras gerações, com questões sociais e ambientais e por isso tendem a ter comportamentos de consumo mais responsáveis. Eles valorizam as empresas que não se focam apenas no lucro mas que contribuem também para o bem estar da sociedade, do mundo e que de alguma forma acrescentem valor à vida das pessoas.

Há muitas formas de ajudar, que não implicam grandes investimentos e que funcionam como uma situação win-win. Procure organizações que precisem de ajuda no terreno e proponha à sua equipa porem mãos à obra. Ao mesmo tempo que está a contribuir para uma causa está a fazer uma ação de teambuilding, sempre importantes e valorizadas pelos trabalhadores. Outras alternativas poderá passar por doar algum dinheiro a instituições ou ter você mesmo uma iniciativa na sua comunidade como a reciclagem, recolha de alimentos, entre outros.

Mas faça-o com vontade e não apenas porque sim, os millennials conseguem perceber o esforço e dedicação que está mesmo a colocar nessa causa.

 

E então, sente-se preparado para lidar com esta geração de consumidores? Dê-nos a sua opinião nos comentários. Se por acaso pertencer a esta geração, diga-nos se temos razão no que estamos a dizer ou se está a falhar algo! Esperamos poder trabalhar em conjunto no futuro!

 

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Clara Moura

Clara Moura

Fundadora e Gerente Home Hunting, que traz excelência e profissionalismo ao mercado imobiliário. Sonhadora, curiosa, faz muitas perguntas. Gosta de conhecer o mundo e abrir horizontes. Não diz que não a um café ou a um Hendricks. Tem muito orgulho na sua família. Procura a excelência em tudo o que faz. O sorriso é o seu super-poder.

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