10 falhas na sua casa que podem fazer perder uma venda

Já alguma vez pensou porque é que aquele possível comprador que visitou o seu imóvel e parecia tão interessado acabou por não apresentar uma proposta? Será que foi alguma coisa que você disse ou alguma coisa que o cliente viu e não gostou? Damos-lhe a conhecer o top 10 das falhas que os compradores veem como grandes obstáculos à compra de determinado imóvel e que por isso podem fazer com que perca uma venda.

 

Depois de viver numa casa por algum tempo, é normal acostumarmo-nos a pequenos problemas do imóvel. Uma falha de tinta no canto da sala, uma porta que fecha mal, ou mesmo uma pequena fissura numa parede que queríamos arranjar mas acabámos por adiar, adiar e nunca mais o fazer. No entanto, estes pequenos problemas podem ser cruciais no momento de vender a sua casa.

Os potenciais compradores vão apontar mentalmente todas as “falhas” e posteriormente ou descartam o seu imóvel da lista ou acabam por querer diminuir o preço de compra. Não só pelo desconto direto que podem obter, mas por anteverem que a casa poderá ter mais mazelas do que aquelas que estão à vista e que por isso precisarão de gastar mais dinheiro em reparações.

Para que isso não aconteça, dê já hoje uma vista de olhos a todas as divisões da sua casa e redobre a sua atenção para os seguintes detalhes:

 

1. HUMIDADE 

Não subestime o simples cheiro a mofo ou bafio, pois qualquer potencial comprador imagina logo o pior cenário, problemas na canalização! Para além disso, muitas pessoas sofrem de problemas respiratórios. Todos querem ficar longe da humidade e infiltrações, pois pode implicar obras e gastos avultados. É muito fácil perder uma venda à conta de uma simples manchinha na parede.

 

2. FISSURAS NA PAREDE

As fissuras são algo tão simples de arranjar mas ao mesmo tempo são grandes inimigas quando ficam na mira dos potências compradores. Imediatamente estes irão colocar questões como: O que será que aconteceu com esta parede?”; “Será que mais paredes da casa têm o mesmo problema?”. O melhor é não deixar chegar a este ponto, veja neste video da Leroy Merlin como é fácil resolver este problema:

 

3. PROBLEMAS NAS MAÇANETAS OU FECHADURAS

Ter maçanetas estragadas ou fechaduras que não funcionem bem dá a sensação que o atual proprietário não estimou e não teve cuidado com o apartamento, levando o comprador a imaginar o pior em relação ao resto da casa.

 

4. TORNEIRAS A PINGAR OU AUTOCLISMO AVARIADO

Outros aspectos que poderão influenciar a decisão do comprador e desviar a sua atenção são as torneiras e os autoclismos. Durante a visita, não vai querer estar a apresentar a cozinha com o a música de fundo dos pingos da torneira, não é verdade?

 

5. CHEIRO DA HABITAÇÃO (ANIMAIS, LIXO, ETC.)

Muitos proprietários, que já estão tão habituados ao cheiro da sua habitação, não conseguem sentir alguns dos odores. Peça a algum familiar próximo para o ajudar com esta questão. Os cheiros intensos ou por exemplo o cheiro característico de uma casa com animais de estimação, podem fazer com que o comprador fique impaciente por sair mais rapidamente do imóvel e acabe por não prestar a devida atenção durante a visita, mesmo que seja o imóvel ideal para ele.

 

6. CORES BERRANTES NAS DIVISÕES

As cores berrantes fazem com que seja extremamente complicado para o comprador imaginar como seria a casa se fosse dele ou o potencial da casa após algumas obras. Quanto mais sóbria estiver a casa, melhor.

 

7. TER A CASA SUJA E DESARRUMADA

Quando ainda está a morar na casa que vai vender é normal haver uma certa desarrumação e nem tudo estar no lugar certo e a brilhar. No entanto, uma casa suja e desarrumada tem dois grandes efeitos: desconforto do comprador e fraca perceção do potencial que a casa poderá ter a nível de espaço, arrumação, entre outros aspetos. Tente ajustar todas as visitas no mesmo dia ou em dias próximos para que possa ter tempo de arrumar e limpar a sua casa.

 

8. EQUIPAMENTOS AVARIADOS

Se vai vender um imóvel com equipamentos é conveniente que não apresente ao comprador nada avariado, sob a promessa que depois será arranjado. Lembre-se que o comprador não o conhece e por muito que as suas intenções sejam boas, esta situação poderá não causar boa impressão.

 

9. CHÃO A RANGER

Problemas relacionados com o chão levantam sempre a mesma questão: “Será que a casa tem problemas estruturais?” Inevitavelmente, o comprador irá pensar que a estrutura do prédio não está boa ou o próprio chão está muito gasto, o que terá custos associados.

 

10. ZONAS COMUNS DO PRÉDIO EM MAU ESTADO

As zonas comuns têm bastante impacto na venda do imóvel, pois são a primeira coisa que o comprador vê antes de entrar em sua casa. No caso de não estarem em condições, porque não propor na próxima reunião de condomínio que sejam melhoradas?

 

Para além destes, há ainda um outro conjunto de questões que não dependem de si e não poderá “corrigir” mas que vão obrigatoriamente influenciar o preço do seu imóvel:

  • Má vizinhança
  • Rua desagradável
  • Má orientação solar
  • Tipo de construção (tabique vs placa)
  • Qualidade de construção prédio
  • Qualidade dos materiais e acabamentos do imóvel
  • Acústica do imóvel

Resumindo, tente sempre colocar a sua casa o mais sóbria, arranjada e funcional possível, para que o comprador a veja como uma casa neutra e interessante. Verifique também os aspetos negativos e positivos do seu imóvel, para que consiga colocar o preço de acordo com esses aspetos.

Entender o tipo de imóvel que tem, o que é bom e mau e como se distingue da sua concorrência é fundamental para que tenha sucesso durante a visita e na apresentação que faz do seu imóvel e posteriormente na venda do mesmo.

 

Se precisar de ajuda para vender o seu imóvel, saiba aqui o que podemos fazer por si. 🙂

 

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André Maia

André Maia

Consultor Imobiliário da Home Hunting, especialista no concelho de Lisboa. Apaixonado por números e conhecimento, tem mais 8 anos de experiência como consultor no setor da Banca, ligado a projetos de tecnologia e risco. Adora poder dar o seu contributo e está sempre pronto a ajudar, estando habituado a que o seu trabalho tenha um impacto grande na vida das organizações e das pessoas.

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