Como se preparar para comprar casa com sucesso

O mercado imobiliário português caracteriza-se atualmente pela existência de uma elevada procura, mas uma reduzida oferta de imóveis, como já deve ter lido recentemente. O número de compradores é superior ao número de vendedores e por isso, na hora de comprar casa, há uma grande concorrência entre os interessados. Tendo em conta este cenário desfavorável à compra, apenas quem estiver bem preparado consegue ganhar a corrida.

Por isso, e por forma a que no momento em que encontrar a casa ideal consiga comprá-la com sucesso e não a perder para outro comprador, damos-lhe a conhecer os 5 passos obrigatórios para comprar casa com sucesso.

 

1. DETERMINE QUANTO VALE A SUA CASA ACTUAL

Antes de começar a procurar pela sua casa nova é importante fazer um estudo de preço para determinar o valor previsível do seu imóvel atual. Peça ao seu consultor imobiliário uma análise comparativa de mercado.

É importante pedir ajuda a um especialista uma vez que um valor demasiado elevado limitará, desde o início do processo, o número de interessados, por outro lado, um preço baixo poderá levar a uma guerra de ofertas.

Com o valor do seu imóvel determinado, ficará a saber com quanto é que vai poder contar na hora de comprar casa.

 

2. CASO TENHA UM CRÉDITO À HABITAÇÃO, SAIBA QUAL O VALOR EM DÍVIDA

Depois de definido o valor atual do seu imóvel, consulte o seu banco e conheça o valor do seu crédito à habitação que ainda tem em dívida e que terá que ser liquidado com a venda da sua casa. Assim saberá ao certo o que lhe vai sobrar (ou faltar) para a compra da casa nova.

Contabilize ainda a comissão de liquidação antecipada do atual empréstimo (por lei, as instituições financeiras não podem cobrar uma comissão de liquidação antecipada superior a 0,5% sobre o capital em dívida à data da liquidação do empréstimo).

 

3. SOLICITE UMA PRÉ-APROVAÇÃO PARA O NOVO EMPRÉSTIMO

Para o seu novo empréstimo recomendamos que consulte uma ou mais instituições financeiras, incluindo a instituição onde possui o seu atual crédito à habitação (se for o caso) pois o facto de já ser cliente poderá facilitar a aprovação de um novo empréstimo. De qualquer forma, não deixe de consultar outras instituições para conhecer a melhor solução para si.

Esta consulta não significa apenas fazer simulações em sites para o efeito, convém mesmo ir aos vários balcões dos diferentes bancos para se familiarizar com as condições de financiamento e conhecer quais os principais encargos que vai ter que suportar quando compra um imóvel.

Nestes encargos destacam-se os encargos financeiros (juros), os seguros e outros custos bancários associados bem como os encargos fiscais como o Imposto Municipal de Transacções (IMT) e Imposto Selo (IS) que incidem sobre o valor da compra na nova casa e sobre o valor do empréstimo à habitação que for contrair.

Além disso, a complexidade das várias opções hoje disponíveis no mercado relativamente às taxas de juro (por exemplo, como escolher entre taxa fixa e taxa variável) dificulta a tomada de decisão. É importante também que considere ainda que as instituições financeiras não financiam a totalidade do valor dos imóveis pelo que terá que contar com a necessidade de utilizar capitais próprios (poupanças) para fazer face a este diferencial.

Para além destes custos associados ao empréstimo saiba que outros custos terá que suportar enquanto comprador.

Após esta primeira consulta, deve seleccionar 2 ou 3 simulações que lhe parecem mais adequadas e posteriormente solicitar uma pré-aprovação de um montante que lhe pareça confortável e adequado face aos seus rendimentos. Com essa pré-aprovação vai sentir-se mais seguro com a sua decisão de troca de casa!

Como consultora imobiliária com muitos anos de experiência na banca e na área de concessão de crédito à habitação terei todo o gosto em ajudá-lo na análise desta informação, acredite que será uma mais valiaEste é um processo complexo pois são cada vez mais as páginas com informação técnica, detalhada e nem sempre compreensível. Uma decisão errada pode implicar custos adicionais no futuro e por isso é importante ter ao seu lado quem o possa ajudar e aconselhar nesta fase do processo.

 

4. INICIE O PROCESSO DE VENDA DO SEU ACTUAL IMÓVEL

O passo da comercialização pode ser muito fácil se escolher um consultor imobiliário profissional e de confiança, que o consiga ajudar simultaneamente no processo de venda e de comprar casa.

O papel da agência imobiliária e do consultor não é apenas vender a sua casa, mas sim prestar todo o apoio e consultoria em qualquer das fases deste processo desde a preparação da decisão de venda até ao momento de entrada na sua nova casa.

 

5. ENCONTRE A SUA NOVA CASA E COMPRE SEM COMPLICAÇÕES

A procura pela sua nova casa irá ser feita enquanto está também a vender a sua casa atual. Tipicamente, faz sentido avançar para a procura de casa assim que assinar um Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV), mas na verdade, os timings variam muito de caso para caso.

 

Respeitando os passos aqui descritos, e com o apoio de um consultor imobiliário, tenho a certeza que vai conseguir comprar casa e vender com sucesso. Passo a passo, irá tomar as decisões mais acertadas e tranquilas!

Estarei disponível para ajudar na compra ou venda da sua próxima casa. Se tiver alguma questão, deixe o seu comentário em baixo, ou entre em contacto comigo.

 

2+
Teresa Almeida

Teresa Almeida

Licenciada em Economia, tenho 25 anos de experiência no setor da Banca, a maioria dos quais como diretora de agência e como consultora de investimentos. O meu dia-a-dia sempre foi contactar e servir clientes. Abracei entretanto um novo e desafiante projeto de consultoria no sector imobiliário, trabalho em muito complementar ao trabalho de consultoria financeira, já anteriormente desenvolvido. Sou empenhada e comprometida com os meus clientes.

4 Responses

  1. Obrigada Teresa. Quando for oportuno, não hesitarei em falar-te.

    Boa sorte nos teus negócios e depois conversamos mais sobre o tema.
    Um beijinho
    Adriana Sousa

    1+
  2. Tive oportunidade de me aconselhar com a Teresa quando comprei a minha casa com recurso a crédito há muitos anos, ainda ela trabalhava na banca. Na altura prestou um serviço impecável, detalhando toda a informação relevante e chamando a atenção para aspetos que me teriam passado despercebidos sem a sua colaboração. Excelente profissional, muito útil para quem necessite de apoio e aconselhamento na hora da importante decisão de trocar de casa. Recomendo.

    1+

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.