Como tornar a sua casa energeticamente eficiente

Aumentar a eficiência energética da sua casa casa permite, não só, poupar nas contas mensais da sua casa, como ajudar o meio ambiente. Existem algumas alterações que poderá fazer para conseguir uma habitação mais sustentável e económica.

O primeiro passo é avaliar o consumo de energia na sua residência. Peça um certificado de eficiência energética para o seu imóvel. Este documento não só contém informação relativa ao consumo energético como também contém medidas para a redução desse mesmo consumo. Assim, ficará a conhecer onde e para que é utilizada a energia em sua casa, e onde poderá fazer alterações para melhorar a eficiência energética.

Independentemente de ter um certificado energético, existem algumas ações que poderá implementar desde já para melhorar a eficiência energética da sua habitação.

Dicas para melhorar a eficiência energética da sua casa:
  • A utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as LED, podem representar poupanças até 90% e têm uma vida útil de 25 anos;
  • Opte por eletrodomésticos de classe A++, não são necessariamente mais caros e consomem menos energia;
  • Instale vidros duplos, estes permitem o isolamento térmico, tanto no verão como no inverno;
  • Reforce o isolamento das paredes e o chão da sua casa;
  • Pinte as paredes e tetos com cores claras que ajudam a refletir a luz natural;
  • Prefira torneiras e chuveiros com regulação de fluxo de água ou opte por autoclismos com dispositivos de dupla descarga;
  • Use bombas de calor para aguecer a água.

 

Se vai construir uma nova casa, é importante escolher um terreno amplo, que receba diretamente a luz do sol, pois facilita a captação e uso da energia solar. Criar divisões orientadas a sul, com janelas e orifícios que permitam a entrada da luz na casa, assim o ambiente torna-se claro durante mais tempo, sem necessidade de utilizar energia elétrica.

A escolha dos materiais também é muito importante. Opte por materiais de construção isolantes, como tijolos de terra e um telhado revestido a plantas e vegetais, estes ajudam a amenizar os fatores climáticos e a manter a humidade relativa no ar. Escolha energias renováveis, como a instalação de painéis solares com acumuladores de energia, assim poderá ter uma maior independência da rede elétrica nacional. Criar reservatórios de água e reaproveitar a água das chuvas é também uma forma de poupar na fatura mensal de água e preservar o uso deste bem essencial.

Desta forma, com pequenas mudanças poderá obter uma grande poupança nas contas da sua  casa. O ambiente agradece e a sua carteira também. Para mudanças mais profundas e com custos mais elevados, o Governo criou recentemente o programa “Casa Eficiente 2020”. Este apoio permite obter um financiamento para obras que se destinem a tornar as casas portuguesas mais eficientes.

Como pode verificar não faltam motivos para começar já a melhorar a eficiência energética do seu imóvel. Caso tenha alguma dúvida poderá consultar-nos e um dos nossos consultores imobiliários irá ajudá-lo neste processo.

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!