A importância da fotografia no mercado imobiliário

Na era do consumidor atual, onde quase toda a pesquisa inicial de compra e venda de imóveis é realizada online, é necessário surpreender, transmitir emoções e fazer com que o público se sinta próximo do imóvel. Como podemos transmitir isso? Através de boas fotografias, vídeos com house tours e imagens de realidade virtual ou aumentada.

Uma imagem tem o poder de transmitir toda a informação que não pode ser expressa por palavras. Atinge os sentimentos, desejos e sonhos do consumidor. Quando o utilizador gosta do que vê nas imagens, facilmente entra em contacto com o vendedor para saber mais detalhes sobre o imóvel.

Mas, para tirar uma boa fotografia não basta ter um bom equipamento, são necessárias algumas ações para que a fotografia saia perfeita. Hoje mostramos algumas dicas para tirar as melhores fotografias do seu imóvel.

 

Luminosidade

Os fotógrafos devem ter sempre em atenção a luminosidade do espaço. É importante escolher dias ensolarados, onde a luz natural ilumina o ambiente. As fotografias tiradas à noite são influenciadas pela luz artificial, comprometendo a qualidade da imagem final. Nos ambientes em que a luz não é suficiente será necessário usar equipamento de iluminação que possa iluminar corretamente o espaço.

 

Fig.1 – Fotografia amadora                                                       Fig. 2 – Fotografia profissional

Qualidade da câmara

Os smartphones estão cada vez mais tecnológicos e possuem vários recursos, mas nem sempre uma fotografia tirada com um smartphone será a ideal para apresentar um imóvel. Prefira uma câmara fotográfica com uma boa resolução.

 

Enquadramento

Tenha cuidado com o enquadramento das imagens. O ideal é que a fotografia mostre o ambiente de forma completa, dando uma noção do espaço. Evite as fotografias que não mostram nada de interessante para o potencial comprador, como as esquinas das paredes. No momento de se posicionar para tirar a fotografia, tente sempre enquadrá-la longitudinalmente, de forma a dar uma noção de profundidade.

Fig.3 – Fotografia amadora                                                         Fig. 4 – Fotografia profissional

Foco

Uma fotografia desfocada é uma fotografia estragada. Posicione a câmara e espere que ela foque automaticamente. Caso não foque no objeto que deseja, terá de ajustar o foco diretamente na câmara.

 

Ambiente cuidado

Uma boa fotografia começa muito antes de pegar na câmara. Mantenha o ambiente limpo e arrumado, um potencial comprador não quer ver uma cozinha cheia de louça para lavar ou um quarto com a cama desfeita. Esses descuidos só afastam potenciais clientes.

 

Invista no zoom

No site, quando publicar imagens, tenha a certeza de que ficam bem visíveis para os visitantes. Pode criar ferramentas de zoom, onde seja possível ver as fotografias com maior detalhe. Tenha cuidado com a qualidade das imagens, faça testes para ver se quando aumentadas a nitidez se mantém.

 

Como podemos ver, tirar a fotografia que melhor retrata o seu imóvel é algo que requer algum tempo, trabalho e dedicação. Faça uso das nossas dicas e fale connosco caso precise de ajuda profissional.

 

0
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!