10 dicas para facilitar a mudança de casa

Se já encontrou a casa dos seus sonhos, agora está na hora de mudar de casa. Mudar de casa é uma nova fase da sua vida, mas é também um dos momentos mais stressantes. Independentemente de quantas vezes já se mudou, este processo continua a ser caótico. Só se apercebe da quantidade de pertences que tem quando os começa a embalar. Com preparação e organização consegue transformar este processo numa tarefa mais fácil.

 

 

Abaixo mostramos-lhe algumas dicas que irão facilitar este processo e ter uma transição de casa e de vida mais suave.

1. Comece o mais cedo possível

Quando pensa em mudanças surgem logo imensas tarefas na sua cabeça. Assim, quanto mais cedo conseguir organizar-se e começar o processo de embalamento, melhor. Diminuir a quantidade de artigos a levar é um dos primeiros passos a tomar para tornar a mudança de casa um processo mais fácil para si e para a sua família. Junte todos os brinquedos, materiais e roupas que já não utiliza e doe para amigos, família ou instituições. Tudo aquilo que não estiver em condições de usar coloque no lixo ou na reciclagem. Não deixe essas tarefas para a última hora! Quanto mais cedo se livrar das coisas que não precisa, menos artigos terá de embalar e transportar na mudança.

 

2. Coloque tudo em caixas

Vai precisar sempre de mais caixas do que aquilo que pensa. Guarde tudo em caixas, será mais fácil para transportar e acomodar. Passe por supermercados e mercearias locais e peça algumas caixas gratuitamente. Caso não consiga poderá sempre comprar algumas ou alugar a empresas de mudanças. Deverá guardar algumas caixas extra para os artigos que necessita no dia a dia até se mudar como toalhas, roupa de cama, produtos de higiene, etc. Não coloque demasiado peso dentro das caixas, isso só irá dificultar o transporte das mesmas.

 

3. Crie o seu próprio sistema de mapeamento

Nem tudo o que irá encaixotar irá ser arrumado no primeiro dia e abrir todas as caixas à procura de algum artigo também não é solução. Então, uma das melhores formas é organizar as caixas e o seu conteúdo e criar o seu próprio sistema de mapeamento. Pode ser algo tão simples como uma fazer lista e detalhar exatamente o que está dentro de cada caixa e assim saberá o que precisa de ser desencaixotado primeiro. Não se esqueça de identificar cada caixa e a respetiva lista de conteúdos.

 

4. Caixas com códigos de cor por divisão

Escolha uma cor para cada área da casa. Coloque autocolantes da cor da divisão nas respetivas caixas e assim saberá exatamente onde as colocar quando tiver a desencaixotar. Tente manter as caixas longe de locais de passagem, assim não terá de lidar com mais desarrumação na mudança.

 

5. Aproveite as suas malas de viagem

Porque não usa as suas malas de viagem para arrumar alguns objetos? Vai ter de as transportar de qualquer forma. Pode também preenchê-las com objetos que ocupam demasiado espaço nas caixas. Tente encher a mala com coisas que ficarão na mesma divisão para que não tenha de percorrer toda a casa para colocar os objetos no lugar certo enquanto desfaz a mala. Também pode usar os bolsos para adicionar os itens mais pequenos, como cabos elétricos, ferramentas, comandos, etc.

 

6. Embrulhe os itens mais frágeis

Use papel jornal e fita cola para embrulhar os artigos mais frágeis. Caso o papel impresso possa manchar o artigo, compre papel seda ou papel ondulado para proteger esses itens. Estes também são ótimos para amortecer artigos de vidro como copos e pratos. Os artigos mais frágeis e valiosos poderão ser embrulhados com plástico bolha acolchoado e separados com tecidos ou toalhas para que não se danifiquem durante o transporte.

 

7. Certifique-se de que todos os documentos importantes estão na sua posse

Se estiver a utilizar uma empresa de mudanças, certifique-se de manter todos os documentos vitais à mão. A última coisa que quer é perder ou danificar documentos importantes. Não importa o quão incrível o serviço de mudança seja, os acidentes acontecem e, é melhor prevenir do que remediar.

 

8. Defina um plano

Vai querer colocar as caixas nas divisões que os artigos irão ficar ou vai colocar todas as caixas numa divisão? Prefere desencaixotar uma divisão de cada vez ou as caixas mais prioritárias primeiro e depois as restantes? É importante definir isso antes do dia da mudança mudança. Identifique as caixas com os produtos que usa diariamente para que estas sejam as primeiras a desencaixotar.

 

9. Crie um kit de sobrevivência

O primeiro dia na nova casa vai ser caótico, a maioria das coisas ainda estão dentro de caixas, o cansaço e a paciência estarão no limite e a vontade de procurar algo dentro de uma das dezenas de caixas é zero. Assim, pense em todos os itens que irá precisar para a primeira noite e coloque numa caixa, devidamente identificada. Alguns itens pode ser: pratos descartáveis e utensílios de plástico, garrafas de água, uma lanterna, toalhas, produtos de higiene, roupa de cama, caneta e papel e uma troca de roupa para todas os membros da família.

 

10. Peça ajuda a profissionais e amigos

Contrate uma equipa de profissionais para o dia da mudança, estes estão habituados a lidar com estas situações e as suas costas irão agradecer. Só irá ter noção da quantidade de artigos a carregar depois de estar tudo embalado. Poderá também chamar alguns amigos, toda a ajuda será preciosa. Se tiver um sistema de mapeamento das caixas e planear onde cada uma delas será descarregada, tudo irá correr da melhor forma.

 

Independentemente dos conselhos que possa ouvir sobre mudanças, é importante adaptar ao seu processo de mudança de uma forma que faça sentido para si. Se acha que o código de cores não o irá ajudar, encontre outra forma de organização.
Estas dicas são ótimas a seguir quando está a planear mudar de casa. Não adie esta tarefa e comece já a organizar e empacotar, é muito mais fácil fazer esta tarefa com tempo e organização do que em cima da hora. Quanto mais eficiente a mudança for, mas rapidamente poderá aproveitar a sua nova casa.

Caso ainda não tenha encontrado a casa dos seus sonhos, poderá sempre falar connosco.

1+
Home Hunting

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.