Oriente de Lisboa é uma boa aposta de investimento

Nos últimos anos, o eixo Xabregas-Poço do Bispo sofreu uma revitalização urbanística capaz de atrair negócios inovadores, agentes culturais e pessoas dinâmicas. Em 2020, a tendência continuará a ser de expansão. Não acredita? Aqui explicamos-lhe o que por lá está a acontecer.Os apostos atraem se… percebermos o encanto urbanístico da zona entre Xabregas e Poço do Bispo. Neste extremo de Lisboa há qualidade de vida, construção e reabilitação a preços competitivos, acessibilidades rodoviárias. Também não faltam serviços e cultura, para não falar da inspiradora vista para o rio.

Em 2020, o eixo Xabregras-Beato-Marvila-Poço do Bispo será uma das zonas de maior potencial imobiliário. Tem vindo a crescer nos últimos 5 anos e ainda tem uma grande margem de expansão. De um lado, fica a 5 minutos de Santa Apolónia e, somando outros 5, do centro histórico de Lisboa. Do outro lado, está paredes-meias com o Parque das Nações – esse sim, o local mais caro para viver da capital portuguesa, com um custo médio do m2 de 3625 euros.

Localização do Eixo Xabregras-Beato-Marvila-Poço do Bispo

Em frente temos o rio, com vista para a outra margem. E espaço, muito espaço ainda, para construir ou revitalizar. Nesta zona, cada vez melhor servida de transportes públicos (com direito a rede de madrugada e tudo) e sem grandes constrangimentos de estacionamento, começaram por se instalar empresas do setor da restauração, desporto indoor e artes (muitas galerias e lojas de decoração).

Uma fábrica de criatividade

Há dois anos, Marvila foi eleito o Lisbon Beer District, dada a concentração de ateliers cervejeiros artesanais, dando de beber a gente cosmopolita, adepta de lofts e open spaces de estética fabril. Há por estas bandas uma espécie de subcultura dandy, misto de entrepeneur e artista. É neste canto do oriente que encontramos a maior sala de cowork de Lisboa e a primeira academia de parkour do País. Se não passa sem a vida ao ar livre, pode desfrutar da ciclovia à beira-rio. Aqui, um armazém abandonado pode ser transformado em muita coisa. O HUB Criativo do Beato, uma área de 35 mil m2, da ala Sul da antiga manutenção militar, assim o prova. Ainda o projeto vai no adro e já se começa a pensar que, talvez, estes metros quadrados precisem de engordar para satisfazer o interesse e a criatividade dos investidores.

Este espaço foi concessionado, em 2016, pelo Exército ao Município de Lisboa por um período de 50 anos. A Startup Lisboa também é responsável por este empreendimento onde grande parte dos 20 edifícios ainda tem uma finalidade futura a definir. Porém, é certo que abarcará um espaço de co-living, uma área de serviço/restauração e um museu.

Hub Criativo do Beato @CML

Abrir portas à Cultura

Em Xabregas há um teatro (Teatro Ibérico – Centro Cultural Pesquisa Arte), no Beato há um centro cultural alternativo (EKA Palace) e no Poço do Bispo uma sala de concertos (LAV), sem contar com o palacete de Fábrica Braço de Prata e as suas 12 salas dedicadas às mais variadas artes, pelo que a Cultura é outro dos atrativos desta zona. Poucos imaginam que a Biblioteca de Marvila é uma das mais recentes e a maior de Lisboa, habitando numa casa senhorial abandonada há décadas, com um auditório com 187 lugares, uma horta comunitária e 23 mil obras para consulta com foco na arte urbana e cultura hip-hop.

O potencial que esta zona oriental tem por estar a ganhar força cultural e de serviços, ainda a valores mais baixos é inegável. Nesta zona, há uma variação muito grande dos preços dos imóveis, sendo que existem armazéns para serem transformados abaixo dos 1.000 euros/m2 até outros que rondam os 2.500 euros/m2. Já a construção nova pode ir até aos 5.000 euros/m2, diz a APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal). A zona não é abrangida pelas restrições ao Alojamento Local e, já que dista tão pouco tanto das linhas ferroviárias da Azambuja/Sintra e do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, essa bem que poderá ser uma oportunidade de negócio. Um brinde a isso, logicamente com uma cerveja artesanal nacional, para entrarmos já no espírito do bairro.

8+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!