Quais são os edifícios mais altos da capital? Eis o top 3

No horizonte lisboeta, as torres Vasco da Gama, Monsanto e São Rafael/São Gabriel destacam-se a olhos vistos. Todas têm mais de 100 metros de altura, o que já é bastante impressionante. Porém, para fazerem sombra ao edifício mais alto do mundo tinham de crescer 8 vezes mais.

1. Torre Vasco da Gama – Hotel Sana Myriad

Local: Parque das Nações

Altura: 145 metros

A Torre Vasco da Gama foi construída no Parque das Nações, no âmbito da Expo 98. Em novembro de 2012 passou acolher o Hotel Sana Myriad, cuja construção demorou três anos. Integra 186 quartos, 2 restaurantes, um spa e um centro de congressos. No topo da Torre encontra-se o restaurante com estrela Michelin Fifty Seconds by Martín Berasategui,

Com uma altura de 145 metros, esta torre está apta para resistir a ventos de 320 km/hora. Foi projetada pelos arquitetos Bic Jacobs e Leonor Janeiro. Possui quatro elevadores panorâmicos, por sinal os elevadores ao ar livre da Europa que sobem mais alto.

A sua arquitetura, cujo perfil replica uma vela enfunada em jeito de evocação da epopeia portuguesa dos Descobrimentos, faz lembrar o icónico hotel de sete estrelas do Dubai, o Burj Al Arab. Com 231 metros, este edifício foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC para ser o maior arranha-céus do mundo. Mas… rapidamente acabou por perder tal título para o Burj Khalifa que, com os seus 828 metros de altura e 160 andares, é atualmente o maior edifício do mundo.

2. Torre Monsanto

Sua Kay Architects, Lisbon, Portugal

Local: Miraflores, Algés

Altura: 120 metros

Este centro de escritórios situa-se em Miraflores, ali mesmo junto a Monsanto, na intersecção da autoestrada A5 (Lisboa/Cascais) e da CRIL. Foi construído em 2001, segundo um projeto de arquitetura moderno da autoria de Mário Sua Kay. “Os espaços deste edifício foram preparados de forma flexível. As amplas áreas de cada piso permitem receber até duas empresas, criando assim áreas únicas que se adequam ao perfeito funcionamento e às exigências das empresas contemporâneas”, explica no site do projeto. O edifício estende-se por 17 pisos acima do solo e 2 pisos em cave para estacionamento.

Foi premiada como a melhor obra de arquitetura de 2001. Para tal, também contribuiu o emblemático painel, no hall de entrada, com assinatura do conceituado artista plástico Julião Sarmento.

3. Torres de São Rafael e São Gabriel

Fotografia: @vil.sandi

Local: Parque das Nações

Altura: 110 metros

Com pouco mais de um terço do tamanho da parisiense Torre Eiffel, estas “torres irmãs”, sitas no Parque das Nações, surgem em terceiro lugar no pódio ainda que sejam os dois maiores edifícios de habitação em Lisboa.

A primeira a nascer, corria o ano de 2000, foi a Torre de São Gabriel. Quatro anos mais tarde veio ao mundo a Torre de São Rafael. Mesmo à noite, é impossível não dar por elas, já que o seu topo se ilumina. Cada uma mede 110 metros, tem 27 pisos acima do solo com geometria em elipse e 5 caves. Os pisos elevados exibem pavimentos mistos de aço e betão, numa superestrutura anti-sísmica. O piso de transição sugere a forma de um casco de um barco, que se apoia nos 2 núcleos estruturais dos edifícios, numa área de construção de cerca de 40 mil m2.

Este é um projeto com assinatura do arquiteto José Quintela da Fonseca cujos edifícios abarcam 91 T2, 41 T3 e três T4. E, por coincidência, medem exatamente o mesmo que o Cristo Rei, em Almada.

Qual destes é o seu edifício favorito? Partilhe connosco as suas construções de Lisboa favoritas!

1+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!