Não seja menino, vá viver para Odivelas

Estendendo-se por 26,54 km², a cidade de Odivelas abarca a junta de freguesia com o mesmo nome, bem como as uniões de freguesias de Pontinha/Famões, Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto e Ramada/Caneças. É jovem, dinâmica, cultural e desportiva. Adoça-nos a boca e, diz quem lá mora, o dia a dia.

“Foi há pouco mais de 20 anos que Odivelas se tornou um município autónomo e com soberania própria. Após duas décadas de profundas transformações e de um desenvolvimento assinalável, o Concelho de Odivelas conquistou uma nova centralidade na Área Metropolitana de Lisboa. Somos agora um território mais moderno, mais qualificado e com maior coesão. Estamos, hoje, dotados de excelentes acessibilidades e de modernos equipamentos e infraestruturas de âmbito educativo, desportivo, cultural e social. Contamos, também, com um tecido empresarial empreendedor e com um amplo conjunto de serviços públicos de qualidade e proximidade”, anuncia o presidente da Câmara Municipal, Hugo Martins, no site oficial desta autarquia.

Jorge S., que ali habita há 21 anos, dá-lhe razão quanto à diversidade de estruturas e serviços deste concelho jovem de 144 mil habitantes mas de grande riqueza histórica. “Na minha zona especificamente [Colinas do Cruzeiro] chego a pé a tudo: farmácias, clínicas médicas (incluindo Hospital da Luz), bancos, todos os tipos de restaurantes, lojas [Strada Outlet Shooping], cinemas, mercearias, cabeleireiros, instituições de ensino, escolas de condução, supermercados, pastelarias”, frisa-nos. Façamos aqui uma pausa na leitura para fecharmos os olhos e sonharmos com a doçaria conventual da região: bolinhos de abóbora, esquecidos e marmelada branca. Adiante!

Pegando no carro e com vontade de sair da Grande Lisboa, em cerca de 15 minutos alcança-se uma ou outra das duas pontes que ligam a nossa capital à Margem Sul. Em termos de acessibilidades há ainda a destacar a ligação à capital por Metro (Linha Amarela), bem como a proximidade da CRIL e da CREL. Afinal dista apenas a 11 kms do centro de Lisboa.

Segundo dados de 2018, Odivelas estava entre as freguesias que mais tinham valorizado ao nível do mercado imobiliário, registando uma subida de 16,5% nos valores da avaliação imobiliária. Por lá, um apartamento T2 ou T3 custa, em média, uma renda mensal entre 800 e 1.000 euros, qualquer coisa como 7,33 €/m2.

Sentir o sangue novo

Por aqui já não se encontram as célebres “meninas”, desde que em 2014 as alunas do Instituto de Odivelas se mudaram para o Colégio Militar. No entanto, gente nova não falta nesta localidade que, em 2020, assumirá a distinção de Cidade Europeia do Desporto. “Todo este visível progresso motivou a atratividade de muitas famílias, que aqui têm vindo a fixar-se, tornando-nos no município com a maior taxa de natalidade de Portugal continental e no segundo município do país com a maior diferença entre o número de nascimentos e de óbitos. Assistimos, ainda, a um largo número de empresários que acreditam e investem diariamente neste território, dando garantias de um futuro promissor, com sustentabilidade demográfica e consistência económica”, especifica o edil.

“Odivelas tem a parte central e histórica [Mosteiro de São Dinis] mas cresceu muito e já não é só um dormitório. Tem muitas infraestruturas de Desporto – pavilhões, piscina, centro de atletismo, campos de padel (municipais de uso gratuito), campos de futebol”, alerta igualmente Jorge. Aqui, também há um lugar fantástico para correr ou passear o seu cão. Falamos do Parque do Rio da Costa que se estende desde o viaduto que liga o Senhor Roubado ao Quartel dos Bombeiros Voluntários. Aos domingos também pode praticar tai-chi, ao ar livre e de forma gratuita, no Jardim da Música.

Pavilhão Multiusos de Odivelas | @Câmara Municipal de Odivelas

Por falar em arte, em Odivelas, ela tem uma casa bem especial: o Centro Cultural Malaposta, cujo nome se deve a um serviço postal de há 150 anos. Desde 1989 que este ex-líbris da cidade sito no Olival Basto acolhe espetáculos de teatro e dança, sessões de cinema, música e stand-up comedy, exposições e oficinas.

Centro Cultural Malaposta | @Câmara Municipal de Odivelas

Não resistimos ao trocadilho: depois de ler este texto já está de mala posta para se mudar para Odivelas?

5+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!