Comprar casa: faça visitas com olhos de lince

As sondagens dizem-nos que 90% das aquisições de casa são feitas por impulso, do género “amor à primeira vista”. Aqui explicamos-lhe a importância de verificar o encanto de um imóvel uma e outra vez.

Não obstante as vantagens do mundo virtual para encontrar casa, uma visita ao imóvel impõe-se sempre no momento de garantir que não se está a adquirir “gato por lebre”. Estatisticamente falando, o comprador toma geralmente a sua decisão nos primeiros 90 segundos da visita. Por isso, o primeiro impacto é aquele que efetivamente conta nos assuntos do coração. No entanto, no capítulo da razão, antes de fazer a sua escolha convém visitar a) vários imóveis e b) várias vezes cada imóvel.

Só assim poderá descobrir o máximo de detalhes sobre a casa que pretende que venha a ser sua, não descurando nenhum aspeto, até ter mesmo a certeza que é por ali que passa o seu futuro. Não se envergonhe de parecer maçador nos seus pedidos de visita: é (também) esse o papel dos consultores imobiliários. Além disso, é do interesse do vendedor que um potencial comprador revele e seja satisfeito na sua curiosidade.

E para que servirão as várias visitas que lhe sugerimos? Para analisar cada dado, não só do imóvel propriamente dito mas também da zona envolvente! Algumas questões a ter em atenção:

  • Qual o estado de conservação da fração e do prédio em geral?
  • Qual a posição do imóvel em relação ao sol?
  • O gás é canalizado ou de botija?
  • Quanto custa o condomínio?
  • Quais as divisões que precisam de pintura?
T2 na Calçada de Carriche (Lumiar, Lisboa).

Cantos, portas e janelas, varandas e marquises, candeeiros, tomadas elétricas e interruptores, bem como o isolamento térmico e as medidas reais de cada divisão – de modo a planear a disposição do seu mobiliário e decoração – são outros dos itens a ter em conta com “olhos de lince”, como se costuma dizer.  A ventilação e os odores também podem ser testados nestas ocasiões. Leve alguém consigo (sabia que pode ter um agente imobiliário a fazer o trabalho por si?), que seja capaz de detetar problemas que um leigo ou o seu eventual nervosismo nunca dariam conta. Faça uma lista de itens e vá riscando à medida que for conferindo e tire fotos para confirmar qualquer dúvida posterior.

Para quando devo agendar a visita?

Aconselhamos visitas durante o dia, de modo a avaliar a luminosidade do imóvel e os seus defeitos de construção, mas também mais à noite ou ao fim de semana, de modo a ter a noção do quão barulhento se pode tornar quando os vizinhos estão por casa. Dê um passeio pelas ruas adjacentes, para sentir a vida de bairro, confirmar a proximidade de serviços úteis e avaliar o nível de segurança. Até pode acontecer que se cruze com um dos seus vizinhos em potência e seja esse o princípio de uma bela amizade.

3+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!