Cave: dicas para aproveitar este espaço

O seu imóvel conta com um compartimento abaixo do nível da rua e não sabe que uso lhe dar? Eis algumas ideias para transformá-lo numa das zonas preferidas da casa.

Partindo do princípio que não fará da sua cave um local de reuniões de super-heróis ao jeito de uma Batcaverna e que também não precisa deste espaço extra para fazer uma daquelas arrecadações caóticas, onde se esconde de tudo um pouco dos olhares das visitas, saiba que são múltiplas as potencialidades deste recanto da casa, não importa a sua dimensão.

Onde cabe um hobby

A cave é um sítio ideal para se afastar do mundo, seja para trabalhar em paz e à vontade ou para se dedicar a um hobby. Por lá pode montar o seu escritório ou carpintaria, ou um atelier de fotografia, de costura, de pintura, de olaria/escultura ou até de escrita. Pode fazer dali uma biblioteca, com o seu cantinho de leitura sossegada, num puf acolhedor e à luz de um candeeiro de pé alto.

Também pode apostar numa área de entretenimento em família ou entre amigos, instalando um salão de jogos, com mesa de snooker, jogos de setas, mesa de matraquilhos, jogos Arcade, mesa de ping pong ou mini-bowling. E um bar, como complemento, onde possa fazer um brilharete com os truques que aprendeu naquele workshop de barman que lhe ofereceram no último aniversário.

Se for amante de vinhos, pode construir aqui a sua adega. A temperatura constante manterá as boas condições dos produtos. E se gostar de cuidar do corpo, eis uma excelente localização para um ginásio/spa caseiro, longe dos olhares da vizinhança, e com equipamentos básicos como passadeira de caminhada/corrida, pesos, bicicleta fixa e bola de pilates.

Mostramos-lhe algumas inspirações:

Fonte: Sheecho19
Fonte: Aufloria
Fonte: Sebring

Construir uma cave: sim ou não?

Se está a pensar em construir uma cave de raiz, há que analisar muito bem as vantagens e desvantagens desta opção. Por um lado, é certo que exige um avultado investimento financeiro, já que há que cobrir os custos de escavação, construção de paredes e impermeabilização. Por outro lado, sem dúvida que valoriza o imóvel nem que seja pelo simples facto de proporcionar uma divisão extra, seja um quartinho de hóspedes ou até “um quarto de solteiro” para um filho que se queira sentir mais independente.

Mas estes são apenas os usos mais convencionais de uma cave, área cuja temperatura tem a vantagem de não ser influenciada por fatores externos, sendo por isso constante. Há quem também aproveite este espaço para “esconder” instalações como um ar condicionado e/ou caldeiras. Porém, há quem dê largas à originalidade…

 

Tem uma cave em sua casa? Se pudesse ter a sua cave de sonho, como seria?

 

3+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!