Como usar os espaços exteriores da casa no inverno

Lá porque os dias estão mais frios, isso não significa que deixe hibernar as zonas abertas da sua casa. Até mesmo no inverno, as varandas, os pátios e os terraços podem ser uma mais-valia do seu imóvel no que toca ao convívio com amigos e familiares ou a momentos de repouso em sossego isolado. E tudo isto sem ter que se vestir como se fosse para a neve.

Sim, há uma lista de truques, uns mais tecnológicos ou que impliquem um maior investimento do que outros, para poder explorar ao máximo, até mesmo durante as estações frias, o seu terraço, pátio ou varanda. E não nos estamos a referir apenas às simples mantas para cobrir as pernas já tão em voga em certas esplanadas da moda. Certamente que, nesses restaurantes e bares ao ar livre já viu candeeiros de aquecimento, daqueles super modernos de design estilizado, que quase não daríamos por eles não fosse o calor que emitem. Ou o duplo calor, uma vez que não só iluminam como, funcionando geralmente a gás, aquecem o ambiente em redor, com uma intensidade por si regulada. Com esta solução, as refeições em família ou entre amigos no exterior são uma possibilidade a um preço relativamente acessível.

Caso seja verdadeiramente friorento, também pode instalar uma lareira exterior, uma boa opção para obter um ambiente mais aconchegante. Se o espaço for pequeno, as lareiras em etanol são uma alternativa muito em voga.

Fonte: Backyard Mastery
Fonte: Ciao! Newport Beach

Imaginando que até já redecorou as suas zonas exteriores com tons mais quentes e invernais, como o castanho ou o vermelho escuro, de modo a transmitir uma sensação de maior conforto -, existem múltiplas opções, dos candeeiros solares a outras ainda mais económicas. Nestes dias em que escurece bem mais cedo, as velas também são uma boa opção, até porque certos cheiros “quentes” podem funcionar com um extra no tom reconfortante do espaço. A relação custo/benefício é indesmentível e, convenhamos, que ambiente romântico mais romântico não haverá.  

Investir mais a sério

Outra solução para desfrutar dos recantos exteriores do seu imóvel é… torná-los interiores. Uns meses antes da chegada do outono/inverno talvez seja tempo de equacionar a possibilidade de “fechar” estas áreas, acrescentando mais metros quadrados à sua casa. Pode criar uma marquise ou um terraço coberto, desfrutando da paisagem lá fora e da luminosidade natural, mas sem estar exposto aos caprichos da meteorologia.

Fonte: Pratic via Archiproducts.com

 

Fonte: Pratic via Archiproducts.com

Em termos de materiais, tanto pode optar por transparências em vidro como por placas amovíveis, estas capazes de, na primavera/verão, devolver ao ar livre as zonas que queremos proteger do mau tempo. Desta forma pode usufruir do espaço ao longo de todo o ano. O vidro fosco dá mais privacidade face a potenciais “mirones” e no verão protege melhor do sol intenso. Também pode optar por tela protetora ou janelas de correr.

É certo que frio e a chuva podem danificar os móveis de madeira ou de ferro, pelo que nesta altura do ano convém adquirir coberturas próprias para os proteger. Por falar em água, se a jardinagem é o seu hobby, algumas espécies de plantas resistem melhor às condições meteorológicas hostis que outras. Falamos de amores-perfeitos, azáleas, camélias, urzes, cíclames e crisântemos, que darão um apontamento de cor e alegria a estes dias tipicamente cinzentos.

Por fim, nada lhe aquecerá mais o corpo e a alma do que um jacuzzi ao ar livre.

Fonte: My Amazing Things
1+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!