População: Retrato da nossa capital

Lisboa é a cidade mais populosa do país, com uma população na ordem dos 500 mil habitantes. Segundo os Censos de 2011, na Área Metropolitana de Lisboa residiam 2.821.697 pessoas, 547.733 só na grande cidade. Em 2016, já só eram 504.718.

Eis uma dinâmica demográfica negativa iniciada há mais de três décadas e da qual nem sempre nos damos conta in loco dados os milhões de turistas que, sobretudo na última meia dúzia de anos, enchem as ruas. E já não é só na Baixa Pombalina e bairros limítrofes. Muitos destes turistas, alguns de fama internacional, decidem ficar por cá para sempre, deliciados com o carisma tradicional da nossa capital.

De acordo com os dados Pordata de 2018, houve um crescimento na ordem dos 14 mil indivíduos, na faixa etária das crianças até aos 14 anos, e uma diminuição de cerca de 80 mil indivíduos entre os 15 e os 64 anos, face a 2017. Já a população sénior aumentou perto de 8%. Sim, nasce-se mais em Lisboa. Sim, este foi o segundo município com a taxa de natalidade mais elevada em Portugal, em 2016, naquele que foi o quarto ano de melhoria neste indicador da capital. Ainda assim, não suficiente para travar a diminuição da população. Recentemente há também a predileção por um certo segmento da sociedade – jovens e com filhos pequenos – pelas maravilhas da vida no campo, o que contribuiu para a desertificação dos habitantes fixos.

Menos mas bons

Em 2011, face ao anterior recenseamento, o concelho Lisboa perdera cerca de 17 mil habitantes (3%), mas mantinha-se no primeiro lugar do pódio quando o indicador em questão é a atratividade sobre as pessoas. Na verdade, a população diária aumenta exponencialmente – dizem-nos as estatísticas que praticamente 70% – se tivermos em conta as entradas e saídas de pessoas que ali estudam e/ou trabalham. São mais de 425 mil, somando todas as cabeças.

Se em termos de população geral no país, há mais 600 mil mulheres que homens, em Lisboa tal proporção também deve manter-se. Porém, atenção ao estudo da Traveler’s Digest que, revelando as 10 cidades por onde se passeiam os homens mais bonitos do mundo, coloca a nossa capital em quarto lugar. Outra boa notícia: em 2030, a esperança média de vida na Área Metropolitana de Lisboa pode ultrapassar os 90 anos.

 

1+

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!