Uma pergunta para um milhão de dólares: o que irá acontecer aos preços dos imóveis?

Nestes dias de confinamento tenho conversado com muitos clientes, muitos dos quais já conheço há vários anos, e um dos temas que surge inevitavelmente na conversa é sobre o impacto da atual pandemia no mercado imobiliário português.

Muito se tem falado e escrito sobre este tema, o que não é de estranhar face ao peso do sector imobiliário na economia nacional e a sua correlação com o sector do turismo, verdadeiros “pesos pesados” na recuperação da economia nacional no período pós “Troika”.

Se tenho resposta cabal para esta questão? Não… nem eu, nem ninguém!

Mas como consultora, o meu papel – a par com toda a equipa Home Hunting – é reunir, analisar, pesquisar, ouvir e interpretar a enorme quantidade de informação disponível e, com base na experiência e bom senso, retirar os maiores ensinamentos possíveis deste cenário.

– Ao nível da Oferta (produção) a grande questão que se coloca é se a maioria das empresas tem capacidade financeira para resistir ao período de paragem pois a sua a capacidade produtiva existe e está operacional (com as adaptações que se impõem às novas regras de segurança);

Do lado da Procura (consumo) a grande questão que se coloca é se as famílias tem capacidade para ultrapassar a significativa redução de rendimentos impostos pelo desemprego e lay-off;

Do lado dos Estados e Governos, se as ajudas e programas de incentivos serão suficientes fortes para evitar uma longa recessão e proporcionar uma mais rápida retoma.

Estou em crer que o factor “Tempo” é crucial

O ritmo da retoma da actividade económica e a capacidade de adaptação dos agentes económicos aos novos condicionalismos vai ser decisivo para que mais depressa se consigam mitigar os feitos dos prejuízos acumulados.

As novas tecnologias têm desempenhado um decisivo papel neste cenário proporcionando e incentivando novas tendências no mundo do trabalho (teletrabalho) que poderão trazer grandes benefícios para uma melhor qualidade de vida no futuro para todos nós contribuindo decisivamente para as questões ambientais.

 

E o setor imobiliário? 

Não passará ao lado disto tudo… nomeadamente no panorama nacional, quando vivíamos um período de consolidação do mercado após vários anos de significativo e contínuo crescimento que dos preços quer do volume de transacções.

É natural que existam ajustamentos quer nos preços quer nos volumes transacionados, mas importa destacar alguns importantes factores que poderão minorar estes efeitos:

  • O imobiliário continua a ser considerado como uma reserva de valor pela natureza dos seus activos (fixos e tangíveis) e com menor volatilidade relativamente a outras alternativas de investimento;
  • O cenário de taxas de juro reduzidas vai perdurar agora ainda por mais tempo em consequência desta crise. A atratividade do setor como alternativa de investimento mantém-se superior às restantes alternativas de investimento (ainda que possivelmente com taxas de rentabilidades inferiores às atuais, face ao possível ajustamento de preços no mercado de arrendamento decorrente do aumento da oferta por via da transferência de imóveis afetos ao AL para o arrendamento habitacional de longo prazo e outros benefícios/políticas em benefício deste último);
  • Os fatores de sucesso do país como a segurança, o clima, paisagem e qualidade de vida continuam a colocar o país no radar internacional: mesmo que o segmento de grandes investidores possa retrair no curto prazo pelo factor “risco país” o segmento de particulares não deverá ser afectado no médio prazo.

 

Os tempos são diferentes e cada caso é um caso. Por isso, caso tenha alguma dúvida, não hesite em partilhar. Conte comigo.

0

Teresa Almeida

Licenciada em Economia, tenho 25 anos de experiência no setor da Banca, a maioria dos quais como diretora de agência e como consultora de investimentos. O meu dia-a-dia sempre foi contactar e servir clientes. Abracei entretanto um novo e desafiante projeto de consultoria no sector imobiliário, trabalho em muito complementar ao trabalho de consultoria financeira, já anteriormente desenvolvido. Sou empenhada e comprometida com os meus clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!