Pod’Entrar: 5 Projetos Lisboetas que tem de conhecer

No podcast Pod’Entrar desafiámos os convidados a falar sobre projetos ou pessoas que tiveram um papel fundamental para Lisboa.

E se na primeira temporada do Pod’Entrar Clara Moura recebeu 20 convidados diferentes… significa que, ao longo da temporada ficamos a conhecer 20 projetos e pessoas fundamentais para a cidade. Hoje, relembramos cinco das iniciativas apresentadas!

OS CINCO PROJETOS

Casa Fernando Pessoa

Foi com orgulho que Joana Gomes Cardoso sugeriu a Casa Fernando Pessoa, residência do poeta durante 15 anos, como o projeto a dar a conhecer aos ouvintes do Pod’Entrar.

Situada no prédio número 16 da Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, a Casa Fernando Pessoa voltou a abrir as portas ao público no dia 29 de agosto com um espaço mais amplo e com múltiplas novidades. Sabia que parte da biblioteca de livros do escritor – acompanhados pelos seus comentários – está agora disponível para consulta?

O objetivo do museu é dar a conhecer o ilustre Fernando Pessoa. Para quem procura visitar nos próximos tempos a Casa-Museu, importante notar que é necessária marcação prévia por forma a garantir toda a segurança.

 

Casa Fernando Pessoa (Fonte: Wikipédia)
Escola 42

O empreendedorismo está no ADN de António Lucena de Faria e, por isso, o projeto que trouxe ao Pod’Entrar teria de ser tão inovador e “à frente” como ele: a Escola 42 foi a iniciativa que o António nos deu a conhecer.

Fundada em Paris, em 2013, a Escola 42 é reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo. Além do estatuto de elevada qualidade destaca-se pelo facto de ser totalmente gratuita, de não ser necessitário conhecimento na área para ingressarem na mesma e a cereja no topo do bolo é a empregabilidade 100% garantida, como único critério é necessário que os candidatos tenham no mínimo 17 anos.

A Escola 42 foge às regras tradicionais e apresenta um método de ensino inovador, sem professores, horários e avaliações. Aberta todos os dias, 24 horas, cada aluno tem a liberdade de escolher o seu horário e o seu plano de estudos.

O total financiamento é assegurando, em Portugal, e no resto dos mais de 20 países onde este projeto se insere, por mecenas.

 

A Escola 42 inaugurou, em Portugal, no dia 27 de julho na Rua Neves Ferreira nº13. (Fonte: Site Escola 42)
R-Coat 

Fã de produtos biológicos e do ambiente, Eunice Maia destaca o trabalho de Anna Masiello e da start-up que a mesma fundou, intitulada de R-Coat.

Anna, de 26 anos e com uma presença muito ativa nas redes sociais, foca o seu trabalho na vertente de zero waste. Assim, e com vontade de reutilizar produtos considerados “lixo”, fundou a R-Coat onde guarda-chuvas partidos ganham uma nova vida e se tornam casacos únicos, contribuindo para uma indústria da moda mais sustentável.

 

Exemplares R-Coat (Fonte: R-Coat Facebook)

 

Rés do Chão

Diana Noronha Feio trouxe até ao Pod’Entrar o “Rés do Chão”, não fosse ela uma arquiteta apaixonada por Lisboa e sempre atenta ao que se faz de novo (e diferente) por cá.

O “Rés do Chão” tem como propósito reabilitar e ocupar os pisos térreos de bairros mais degradados, qualificando, desta forma, o espaço público. Teve origem no concurso “Faz – ideias de Origem Portuguesa”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, conseguindo alcançar o terceiro lugar.

 

Projeto de Reabilitação e Dinamização (Fonte: Site Rés do Chão)
Archeofacto

A empresa Archeofactu foi dada a conhecer pela convidada Graça Cordeiro, uma admiradora do projeto, devido às suas “boas práticas” na área da investigação e não só.

A Archeofactu dedica-se à conservação e restauro do património cultural. A empresa fundada nos anos 90 por Pedro Pedroso atua em quatro domínios: na investigação com o objetivo de desenvolver o conhecimento na área da conservação; na prevenção – advertindo para a necessidade de preservar os bens culturais; na intervenção no que diz respeito à conservação e restauro de bens culturais; e, ainda, na recriação idealizando e produzindo peças de joalharia.

 

Archeofactu (Fonte: Facebook Archeofactu)

 

Estes foram 5 dos projetos que vale mesmo a pena conhecer e que nos foram apresentados no Pod’Entrar. E desse lado, conhece alguma iniciativa de que todos os Lisboetas devam estar a par?

 

A segunda temporada do Pod’Entrar está quase a chegar, mas até lá, tem vinte episódios de várias áreas para ouvir!  O Pod’Entrar está disponível nas seguintes plataformas:

► Youtube: http://bit.ly/youtube_podentrar

► Spotify: http://bit.ly/PodEntrar

► Soundcloud: http://bit.ly/soundcloud_podentrar

► Google Podcasts: http://bit.ly/google_podentrar

► Apple Podcasts: http://bit.ly/podentrar_cm

 

0

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!