Príncipe Real… Provavelmente O Bairro Mais Cool De Lisboa

O bairro do Príncipe Real é considerado um dos bairros mais “in” e cosmopolitas de Lisboa.

À semelhança do Lx Factory, também no Príncipe Real edifícios antigos e prédios outrora degradados são hoje espaços reaproveitados de forma criativa e elegante, tendo uma notória presença de artistas.

O nome do bairro é uma homenagem ao filho primogénito de D. Maria II e D. Fernando – D. Pedro V que a 15 de novembro de 1853 adquiriu o título de “Sua Alteza Real, o Príncipe Real de Portugal”.

O Príncipe Real é uma zona cheia de vida, onde se encontram sempre novos sítios para explorar e lojas únicas por descobrir. Desde padarias que atualmente se tornaram em lojas-atelier, como a Kolovrat 79, até aos sótãos que parecem despercebidos e que afinal escondem autênticas obras de arte. Eis alguns dos pontos a não perder quando visitar esta zona:

Jardim do Príncipe Real: a peripécia das histórias

Em 1740, o Jardim do Príncipe Real era conhecido como a lixeira do Bairro Alto, abandonado e em ruínas. No entanto, pouco tempo depois, foi construído o Colégio das Missões, que acabou destruído na sequência do terramoto de 1755. Após este infortúnio, ergue-se aqui uma Sé Patriarcal mas… acabou por não resistir a um incêndio. Mais tarde, em 1830, e de novo uma zona de entulho, foi mandando limpar para então se construir um jardim com influência romântica que, em 1859, ficou conhecido como Praça do Príncipe Real.

Não é só dentro de 4 paredes que a beleza do Príncipe Real existe. O jardim do Príncipe Real fica no centro do bairro e oferece, a quem o visita, diversas distrações como um parque infantil para os mais pequenos, várias esplanadas e o Reservatório da Patriarcal que se encontra no subsolo e que pode (e deve) ser visitado. Também o emblemático Credo-do-Buçaco, árvore com mais de 20 metros de diâmetro e com 148 anos de idade, merece uma visita, até porque foi classificada como interesse público em Portugal! E no Jardim, aos sábados, acontece ainda o mercado com produtos de agricultura biológica.

 

Um jardim cheio de história no centro de Lisboa, aproveita para o visitar!

Art Room: a galeria secreta de Lisboa

Desde 2015 que a missão do Art Room é a de tornar a arte acessível a todas as gerações e para todos os artistas. Localizado num sótão no Príncipe Real, este espaço dinâmico inteiramente dedicado às artes tem o objetivo de ser uma verdadeira “Sala de Estar”, onde todos os visitantes se podem juntar.

Aqui, a serigrafia e a ilustração são os pontos de referência, mas podem-se encontrar pinturas, desenhos, fotografias, cerâmicas e até performances. O Art Room distingue-se das galerias convencionais dando oportunidade a artistas emergentes e a artistas já conhecidos.

 

O espaço para os criativos fica na Pátio do Tijolo 1. Fonte: Facebook Art Room

 

Lisbon Gallery e Bernardo Atelier Lisboa

Além do Art Room, existem outras galerias e ateliers como é exemplo a “Lisbon Gallery (by experimentadesign) e a “Bernardo Atelier Lisboa”.

A Lisbon Gallery está assente em dois pilares: o design e a arquitetura. Neste espaço poderá encontrar várias peças de diferentes artistas, como Amanda Levete, Fernando Brízio, Miguel Vieira Baptista, Naoto Fukasawa ou Estudio Campana.

A Bernardo Atelier Lisboa é um dos mais recentes bazares urbanos do século XXI a abrir no Príncipe Real. Este atelier conta com marca própria, designs estrangeiros cuja produção é feita em Portugal e uma multiplicidade de ofertas desde a decoração até a artigos de papelaria.

 

Exposição “Lisbon in Zurique” que esteve na Lisbon Gallery. Fonte: Lisbon Gallery

 

A loja Bernardo Atelier Lisboa agrada a toda a família! Fonte: Lisboa ConVida

Embaixada: o espaço mais “trendy” do Príncipe Real

A Embaixada é um dos edifícios mais trendy e emblemáticos do Príncipe Real. O Palácio neoárabe datado do século XIX é atualmente uma galeria comercial que acolhe uma panóplia de marcas e artistas nacionais.

Desta forma, foi possível preservar o património arquitetónico dando-lhe um cunho mais inovador e moderno, que junta o design, a moda, o artesanato, a gastronomia e a cultura portuguesa num só espaço.

Aqui poderá encontrar marcas como a Latitid, a Boa Safra ou a Castelbel. Poderá ainda aproveitar para almoçar ou jantar com dois restaurantes à disposição – o Atalho Real ou o Gin Lovers. Há também uma esplanada no jardim do palácio.

 

O Palácio mais trendy situa-se na Praça do Príncipe Real. Fonte: Embaixada

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Não só de lojas se faz o bairro do Príncipe Real: visitar o Museu Nacional de História Natural e da Ciência deve constar na “to-do list”. No Museu podem-se encontrar várias coleções, onde se destacam os dinossauros, que encantam miúdos e graúdos.

 

O plano familiar perfeito para um fim de semana! Fonte: Direção Geral do Património Cultural

Príncipe Real em 60 segundos

Quem passa pelo Príncipe Real não lhe fica indiferente. Descubra o bairro aos olhos de quem lá vive ou de quem aproveita para passear nesta zona!

O Príncipe Real recebe grandes elogios por quem lá passa! Veja AQUI

 

Destes sítios qual é o seu preferido?

 

0

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!