Palácio Fronteira: Uma História do Século XVII

O Palácio Fronteira, em São Domingos de Benfica, é um segredo imperdível de Lisboa. Conheça este espaço com a rubrica Not For Sale, que dá a conhecer aos lisboetas o património da cidade.

“Numa cidade que foi destruída por um terramoto, haver uma construção que mantém proximidade com a sua traça original é uma coisa absolutamente fantástica, de facto.” – Dra. Vanda Anastácio, sobre o Palácio Fronteira, erguido um século antes do terramoto

Foi através da voz de Vanda Anastácio, Assessora Cultural da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que assistimos a uma visita guiada a este Palácio: um espaço secular, habitado e que não está à venda. Descubra alguns dos segredos que contou à Home Hunting.

O Palácio Fronteira localiza-se no Largo São Domingos de Benfica

É no Largo São Domingos de Benfica que se encontra esta pérola de Lisboa: o Palácio mandado construir por volta de 1670 pelo 1º Marquês de Fronteira, Dom João Mascarenhas, título que acumulou devido à sua lealdade ao Rei D. Pedro II.

O Palácio Fronteira foi inicialmente pensado como uma casa de férias, onde a família Mascarenhas podia passar o verão e usufruir da proximidade a Monsanto. No entanto, o terramoto de 1755 destruíra a residência oficial da família Mascarenhas, na Baixa de Lisboa, e acabaram por se mudar de malas a bagagens para este espaço.

Esta é, aliás, uma particularidade do Palácio Fronteira: conta uma história que se perpétua há mais de três séculos e mantém-se fiel à origem, porque foi um dos poucos edifícios que então sobrevivera ao fatídico terramoto.

Com a mudança, surgiu a necessidade de fazer alterações à casa e, por isso, cresceu: acrescentou-se uma nova ala e as varandas foram fechadas para acolher a família. Mas, as transformações foram sempre existindo ao longo dos séculos, porque o Palácio ainda hoje é a casa de membros da família e cada geração dá o seu toque pessoal ao espaço.

O Palácio Fronteira mantém grande proximidade com a sua traça original.

A Beleza e Unicidade do Palácio Fronteira

O Palácio Fronteira é uma simbiose de estilos e ornamentos, desde azulejos holandeses, as estátuas de divindades gregas ou as notórias inspirações italianas no jardim formal.

Pode visitar o Palácio Fronteira de segunda a sábado.

A imponência do jardim do Palácio Fronteira não passa despercebido, estando na lista do guia internacional “The Gardener’s Garden” que destaca os melhores 250 jardins do mundo.

O Jardim Formal do Palácio Belmonte foi distinguido como um dos 250 jardins mais bonitos do mundo.

Outro elemento de referência é a coleção de azulejos que o Palácio Fronteira detém, trata-se da maior coleção de azulejos, desta época, conservada no seu local de origem que é conhecida.

A maior coleção de azulejos de que se conhece fica em Portugal e pode visitá-la no Palácio Fronteira.

Descobrir o Palácio Fronteira com o Not For Sale

O Not For Sale é um projeto inovador da Home Hunting. A agência imobiliária de Lisboa propõe-se a mostrar aos lisboetas o património secreto da capital portuguesa. Uma série dedicada aos curiosos, aos que adoram Lisboa e aos que a querem conhecer de lés-a-lés.

Depois do primeiro episódio que desvendou os segredos do Palácio Belmonte, foi a vez de conhecer  um museu de visita obrigatória e que, apesar de se tratar de um Monumento Nacional, continua nas mãos da família Mascarenhas. Entre nesta viagem e conheça o Palácio Fronteira. Veja o vídeo AQUI.

Descubra os segredos do Palácio Fronteira, veja mais: AQUI

 


 

Conhece algum segredo de Lisboa que fosse ideal para o #NotForSale? Entre em contacto connosco através de info@homehunting.pt.

0

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!