Ser idoso em Lisboa: esta cidade não é para velhos?

Lisboa é a capital europeia mais envelhecida, um fenómeno muito relacionado com medidas políticas que aceleraram o seu processo de envelhecimento. Como é ser idoso nesta cidade? Este foi o tema do episódio 24 do Pod’Entrar com Paulo Machado, sociólogo e especialista no tema.

Dar anos à vida e dar vida aos anos

Uma cidade envelhecida, a capital mais “velha” da Europa:  foi este ponto de partida para o novo episódio do podcast Pod’Entrar. Clara Moura convidou o sociólogo e especialista no tema do envelhecimento da população, Paulo Machado, a fim de encontrar respostas para as seguintes questões “Como é envelhecer em Lisboa? Há qualidade de vida por cá?”.

Segundo Paulo Machado, ao longo das últimas décadas vários momentos contribuíram para o envelhecimento da cidade de Lisboa, desde as políticas habitacionais implementadas no Estado Novo, que aceleraram o processo de envelhecimento na cidade até às políticas mais recentes que não tiveram em consideração o conhecimento adquirido pela sociologia urbana portuguesa – em relação a Lisboa e às transformações que ocorreram noutras cidades durante os últimos 40 anos.

Na entrevista guiada por Clara Moura, falou-se também sobre a qualidade de vida que os idosos têm na cidade: a condição atual da habitação, a acessibilidade dos transportes públicos, a rede de apoio existente e a dificuldade de coordenação e organização entre Juntas de Freguesia e associações de voluntariado. O envelhecimento ativo foi também destaque, assim como a exploração do conceito idadismo, um preconceito existente em todos os países europeus, mas com uma incidência maior em Portugal.

Quem é Paulo Machado?

Paulo Machado é sociólogo, doutorado em Sociologia da Mudança Social e do Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é Investigador Auxiliar no LNEC, Professor Auxiliar e Coordenador Científico Convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Ouça a entrevista de Paulo Machado no Pod’Entrar: AQUI

Pod’Entrar: conhecer Lisboa sem sair de casa

O Pod’Entrar convida os ouvintes a viajarem por Lisboa, à boleia das inquietações de quem tem como missão transformá-la. Clara Moura –fundadora da Home Hunting – conversa com agentes de mudança que se dedicaram a transformar uma rua, um bairro, uma comunidade, um setor. Da cultura à arquitetura, da geografia ao desporto – sem esquecer o imobiliário, claro – há muitos segredos alfacinhas por descobrir nestas conversas.

Uma ótima forma de desfrutar do tempo, a aprender e abrir horizontes sempre em boa companhia.

Onde posso ouvir o Pod’Entrar?

Além do nosso canal no Youtube da Home Hunting, o Pod’Entrar está ainda disponível em todas as plataformas de podcasts. Pode ouvir todos os episódios no SpotifySoundcloudGoogle Podcasts, Apple Podcasts e muito mais.


Gostou desta conversa? Partilhe connosco o seu momento favorito nos comentários!

0

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!