Trocar de casa | O que devo fazer e quanto tempo demora o processo de compra e venda?

Trocar de casa é um processo comum que acompanha diferentes fases da vida. Saiba quais os passos e os aspetos mais importantes na troca de um imóvel.

 

Quando devo trocar de casa?

Para Teresa Almeida, consultora da Home Hunting, “é sempre uma boa altura para trocar de casa”, caso exista vontade e viabilidade financeira para a troca. Neste caso em que o objetivo é a manutenção do novo imóvel no património do comprador durante alguns anos, a compra num ciclo alto ou baixo não se torna um fator relevante, uma vez que, além da necessidade, possivelmente se trata de um ativo para mais tarde vender.

 

Prefere consumir este tipo de conteúdo em vídeo?
Pode ouvir a consultora Teresa Almeida a falar sobre este tema AQUI

 

Os 4 passos para trocar de casa

A primeira decisão no momento de trocar de casa é, claro, a venda do imóvel. Depois de decidido que se avança para a venda, devem efetivar-se quatro passos pela seguinte ordem:

 

  • Passo 1: Determinar o valor do imóvel

O primeiro passo é definir o valor do imóvel que o proprietário vai vender. Para uma avaliação rigorosa e precisa, é importante falar com um consultor imobiliário para que realize um estudo de mercado e um estudo de preço. Numa troca de ativos imobiliários, é relevante que o imóvel entre no mercado com o valor adequado para proporcionar uma venda mais célere e conseguir “pacificar” todas fases que se seguem.

 

  • Passo 2: Falar com o Banco

O vendedor deve consultar a sua instituição bancária para que possa estar ciente do montante que deve ao Banco e de quanto é que vai remanescer desse valor.

 

  • Passo 3: Empréstimo a pedir

Após realizar os dois primeiros passos, é fundamental entrar novamente em contacto com uma entidade bancária, de modo a perceber qual a viabilidade de um novo empréstimo. Um passo essencial para perceber se o valor que deseja pedir é ou não financeiramente viável.

 

Caso queira saber mais sobre a taxa de esforço máxima atualmente
praticada em Portugal, pode ler o artigo sobre o tema AQUI.

 

  • Passo 4: Encontrar a futura casa

Depois de saber o valor a pedir pelo imóvel, quanto deve ao Banco, quanto vai remanescer e qual o empréstimo possível , o proprietário pode começar a procurar um novo imóvel.

Nesta fase, é também aconselhável que o vendedor tenha o acompanhamento de um consultor imobiliário, por forma a facilitar o processo de seleção do imóvel atendendo às opções disponíveis no mercado e ao orçamento do cliente.

 

Quanto tempo demora o processo de compra e venda

Em todo o processo de troca de casa, o tempo é a variável mais imprevisível. Nos últimos meses, o tempo de venda dos imóveis tem vindo a aumentar, pelo que imóveis que anteriormente se vendiam em dois/três meses, atualmente, vendem-se num prazo um pouco mais alargado de quatro a cinco meses.

Assim, é essencial ter em conta a imprevisibilidade desta variável, tendo a certeza de que o consultor imobiliário vai estar a trabalhar para conseguir vender o imóvel ao melhor preço e no menor espaço de tempo.

 

Nota: A aquisição de um imóvel não implica necessariamente uma venda e compra tradicional, pode optar-se pela permuta, ou seja, pela troca de um imóvel por outro. Para saber mais sobre pode aceder ao episódio da Hora H sobre este tema AQUI.

 

O papel do consultor imobiliário

Na hora de trocar de casa, quanto maior a informação disponível menor o nível de incerteza. Logo, a ajuda de um consultor imobiliário é essencial para facilitar todo o processo, que pode ser moroso e em que é expectável encontrar adversidades.

Assim, o papel do consultor é o de reduzir o grau de incerteza que existe durante todo o processo, acompanhando o cliente em todos os momentos, desde as decisões mais difíceis relativas à venda ou compra de imóveis até a questões financeiras e de logística, como a ajuda a delinear um “Plano B” caso não se venda rapidamente a casa ou em situações em que o proprietário já sabe a casa qual a casa que quer comprar, mas o imóvel a vender ainda não tem nenhum comprador.

 

Se está a pensar trocar de casa e precisa de falar com um especialista, a consultora Teresa Almeida encontra-se disponível para prestar o seu apoio. Pode contactar a consultora através do email teresa.almeida@homehunting.pt.

 

Troca de Casa com Teresa Almeida

Neste episódio da Hora H, a rubrica da Home Hunting que descomplica o Mercado Imobiliário, Teresa Almeida explica-lhe todos os passos e pormenores de um processo de mudança de casa.

 

Veja o episódio completo da Hora H: AQUI

 

 

0

Home Hunting

Somos a sua agência imobiliária de Lisboa. Somos o seu parceiro imobiliário de confiança e fazemos pelo seu imóvel, um serviço de excelência. www.homehunting.pt/pt/agencia-imobiliaria-online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Está a um passo de receber todas as
novidades da Home Hunting!